Vereadores instalam a CPI da Águas do Imperador
E os vereadores instalaram a CPI da Águas do Imperador, um atrasinho de 25 anos tendo em vista que a concessão começou em 1998. Interessante que a CPI foi pedida pelo governista Léo França que a presidirá. Nos outros três mandatos de Bomtempo, a Águas do Imperador não teve seus serviços questionados assim de forma contundente. No governo Mustrangi, que hoje é vice, também não, tanto que a concessão foi renovada em 2012 por mais 15 anos.
Lista extensa
Agora, a lista de maus feitos é grande. A CPI diz que vai investigar “suspeitas de irregularidades na captação e tratamento de esgoto, suspeita de não cumprimento do plano de investimento em saneamento básico, falta de manutenção de redes de esgoto, falta de manutenção dos biodigestores e que não haveria devido tratamento de esgoto no município”. Mas isso tudo de 2017 para cá porque antes tava tudo certinho em gestões anteriores.
Nova investigação
O prefeito Bomtempo e o ex-presidente da Comdep, Leonardo França, procuraram o Ministério Público para denunciar que estariam sendo extorquidos pelo vereador Dudu, um empresário e um policial. E o MP aceitou a denúncia e começou a investigação.
Conclusões em outubro
A denúncia ao MP ocorre quase que simultaneamente a outra operação, batizada de ‘PII’, que inclui a polícia, que cumpriu mandados de busca e apreensão, há duas semanas, na casa do prefeito, na prefeitura e casas de empresários de ônibus, uma investigação sobre fraude em licitações. Essa é um desdobramento da operação ‘Clean’ que, ano passado, investigou (e afastou) o presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.
Desfecho
O que corre à boca miúda é que, de posse de celulares, pendrives e computadores, a operação ‘PII’ pode, em outubro, anunciar um desfecho para a investigação que foca no transporte público. Porém, agora existe essa segunda, da Comdep… E se juntarem as duas? Outro risco é a investigação do MP puxar o fio da meada e este novelo ninguém, ninguém sabe onde vai desenrolar.
Não vai sobrar nada
E aí a gente fica pensando: vai sobrar alguma coisa? Porque a Câmara de Vereadores instalou a CPI da Águas do Imperador, o Ministério Público e polícia investigam fraudes em licitações de transportes feitas pela CPTrans e agora o MP também apurar denúncia de extorsão contra o prefeito e que pode dar uma olhadinha em documentos da Comdep. Ou seja, são investigações contra empresas cujo acionista majoritário é a prefeitura e sobre serviços concedidos a empresas pelo poder público.
Tradição no hóquei
Petrópolis tem tradição no hóquei sobre patins e, além de abrigar as seleções que representam a cidade em campeonatos nacionais e internacionais, a Casa de Portugal mantém aulas gratuitas do esporte três vezes por semana. O professor Ricardo Bouchardet, ministra as aulas todas as sextas-feiras, das 16h às 20h, para atletas que disputam campeonatos. Já aos sábados, de 14h às 19h, e domingos, de 9h às 12h30, as aulas são indicadas para praticantes do esporte e quem quer aprender a modalidade.
Não é?
Sobre ainda o triturador de papel que a Secretaria de Saúde quer comprar por até R$ 48 mil – licitação em andamento – um leitor da coluna nos escreveu lembrando bem: se a secretaria perdeu 40% de todos os seus processos e documentos na enchente de 2022 que tanto é esse de papel que ainda tem para triturar?
Águia da Praça
Pelo menos tá lá na placa sobre a obra de restauração da águia da Praça Visconde de Mauá que a obra iniciaria dia 06 de abril. E essa foto foi feita nesta data e não tinha movimento ali, não. Apenas a cerquinha. Tá certo que foi na véspera do feriado e que a Deguste iria começar no dia seguinte, mas é bom ficar ligado e começar logo para acabar no tempo previsto, em agosto.
Para inglês ver
Dizem que a criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia anunciada pelo prefeito Rubens Bomtempo, em dezembro, a empresários do setor, foi só para angariar apoio e que não irá mais para frente. A conferir.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br