• Vereadores aumentam segurança no Palácio Amarelo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/04/2021 02:00

    Foi aprovado, por unanimidade, e em regime de urgência, projeto de resolução da Câmara dos Vereadores estabelecendo novas regras de segurança no Palácio Amarelo. Além de criar normas para a circulação de pessoas, estabelece também o uso de seguranças. Esse policiamento pode ser feito por servidores designados para a função, seguranças terceirizados ou Guardas Civis. Vereadores querem evitar o que chamaram de “constrangimento” com pessoas que foram protestar contra alguns parlamentares em episódios recentes.  Mas eles juram que não será um ambiente hostil para o povo – os seguranças não terão armas – e nem haverá proibição de circulação da população.

    E o Tribuna Livre?

    Já sobre o retorno do Tribuna Livre da Câmara, que fraqueia a palavra para os cidadãos no plenário – e que rendiam lindas saias justas por sinal com o povo podendo se expressar livremente – ninguém falou nada, não.

    Antes que sejamos mil

     Os grupos Movimenta Petrópolis, Coletivo Bem Comum, Liga dos Educadores e Movimento dos Comuns lançaram a campanha “Antes Que Sejamos Mil”. Hoje haverá ato ecumênico e live nas redes sociais. A meta é cobrar da prefeitura ações contundentes para frear a covid em Petrópolis. Um dos acessos é pelo Facebook Movimento dos Comuns.

    Não vai dar tempo

    A iniciativa surge quase ao mesmo tempo do Manifesto em Favor da Vida que já tem mais de entidades sindicais e representativas da sociedade cobrando medidas urgentes. Porém, com a evolução da doença e com 955 mortes até ontem, em breve já serão mais de 1.000 mortos.

    Letalidade

    E abril chega à triste marca de 208 mortos pela covid-19, uma média de 8 óbitos por dia. Superou março, até então com 180 mortes e fez ainda crescer a lista de óbitos de 2021 que chega a 550 vidas perdidas, mais da metade das 955 registradas até hoje.

    Fez sucesso a campanha do Instituto Caminho da Roça, em Secretário, chamada de Caixote Cultural com distribuição de obras no Dia do Livro.Tanto que foi prorrogada e basta passar lá para buscar um exemplar. Tomara que inspire outras ações como essa!

    Subsídios para tarifa de ônibus

    E as prefeituras começam a subsidiar a tarifa dos ônibus urbanos. A de Araruama é mais uma que está aportando recursos públicos para manter a tarifa sem reajuste. Em Petrópolis, a revindicação das empresas por subsídios é antiga.

    Batendo perna

    O prefeito interino Hingo Hammes partiu para as comunidades em visitas diárias para saber das demandas da população. Ainda é meio tímido nas andanças, mas tá tentando tomar corpo pra campanha.

    Mas, gente…

     E o Solidariedade não está mais ao lado do interino Hingo Hammes. Pelo menos o partido. Já o vereador Marcelo Lessa pode acompanhar a decisão de ser oposição… ou não, como diria Caetano Veloso. Mas, o Solidariedade disse que fechando oposição, Lessa terá de devolver os cargos no governo que ele diz que não tem. Vamos acalmar, gente!

    Subiu no telhado

    Mas com esse chabu todo entre o interino Hingo Hammes e o Solidariedade então a nomeação de Adenilson Honorato como presidente do Instituto Municipal de Cultura foi pro brejo, né? E deve estar sendo difícil arrumar quem segure o pepino porque Leandro Kronemberg está acumulando a pasta com o Esporte já tem uns dois meses.

    Contagem

    Petrópolis está há 116dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Mais desconto para os servidores

    E a Câmara dos Vereadores começa a votar hoje a mudança na alíquota de contribuição ao Inpas, dos servidores municipais.  Escalonadas, agora elas vão de 11% a 14%, aumentando assim o desconto nos salários. E olha que o servidor não tem reajuste desde 2019 quando a majoração foi de 4,3%. E também até hoje não viram os 6,2% de reajuste que Bomtempo deixou para Bernardo Rossi pagar. Ou seja: mais descontos e sem aumento.

    A rua dos guarda-chuvas, ali no Liberty Garden, que rende fotos lindas como essa da Paula Silveira.

    SUS
    O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto vai realizar uma live, em parceria com o Instituto de Medicina Social e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro, sobre o Sistema Único de Saúde. O objetivo é compreender como as secretarias de saúde estão se organizando durante a pandemia. O bate-papo será às 17h30, com transmissão pelos canais do Youtube de cada uma das instituições parceiras.  

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas