• Vereadores acordaram? Câmara convoca Fazenda, Comdep e CPTrans

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/jul 04:05

    Crises do lixo e de finanças e ainda as contratações de MEIs para servirem de agentes de trânsito. Os vereadores resolveram convocar secretários responsáveis pelos temas para darem explicações. Antes tarde do que nunca ou a fiscalização, se tivesse sido feita antes, poderia ter freado a situação em que a cidade chegou? Outra questão é se funciona não apenas para esclarecer, mas para saber qual o plano para nos tirar do sufoco e colocar ordem na casa.

    Muita coisa a ser explicada

    Fazenda e Planejamento vão ter de explicar como ficam as finanças sem o ICMS e o orçamento para 2025 que terá de ser feito para constar os valores a menos, parcelamento e o enxugamento de gastos. A Comdep vai precisar explicar por que o lixo, que é um serviço básico, se tornou uma crise com idas e vindas de licitações e contratações emergenciais. Já a CPTrans vai ter que justificar porque, tendo gente concursada (que só agora foi chamada a assumir seus cargos), foi contratar MEIs para serem agentes de trânsito na Bauernfest. Essas agendas com os setores da administração pública acontecem a partir da próxima semana.

    Ainda o ICMS

    Ainda sobre o ICMS a gente não pode deixar de notar que foi em nota oficial, cobrando que a GE Celma fizesse um acordo (mesmo com a justiça determinando preenchimento da Declan como era antes) que o prefeito Bomtempo, ele próprio, disse (e não foi de forma inocente, foi com alfinete afiado) que a empresa quando foi acionada diretamente pela prefeitura lá trás nem recorreu. É isso que a matriz americana da GE Celma também tenta compreender.

    Compliance

    Políticos não conseguem muito bem entender o conceito de compliance, mas no mundo corporativo é coisa séria.

    Nas telinhas

    O curta-metragem “Marcação Cerrada”, escrito e dirigido por Rodolfo Medeiros, concluiu uma filmagem significativa no Estádio do Maracanã. Os atores Francisco Cortazio, Beatriz Mendez, Érika Pinheiro e Adriano Nobre, todos com síndrome de Down, desde fevereiro têm participado de um processo que evidencia suas habilidades e potencial para interpretar seus papéis com maestria. A trama segue quatro amigos com síndrome de Down que, desafiando a superproteção familiar, buscam realizar o sonho de assistir a um jogo no Maracanã, embarcando em uma jornada repleta de desafios e descobertas. Com cenas gravadas em Petrópolis e no Rio, a estreia do filme está prevista para novembro.

    O diretor Rodolfo Medeiros com atores e equipe de produção do filme “Marcação Cerrada” durante gravações no Maracanã. Foto de Mari Marinho

    Chapa Hingo-Gurgel

    Vamos contar beeeeem devagar porque a gente custa assimilar: o vice de Hingo Hammes pode não ser Baninho mais. Está para ser Alexandre Gurgel, do PL. É resultado da ida de Hammes à Brasília para aquela reunião essa semana que selou o apoio do PL a sua candidatura. Aquele encontro que teve a presença do senador Flávio Bolsonaro, presidente nacional do PL e que quebrou a internet de tanta rejeição que Hingo sofreu nas redes sociais. A negociação passou pelas mãos do presidente do PL no Estado, o deputado federal Altineu Cortês. Para quem não lembra, Gurgel foi candidato a prefeito de Petrópolis em 2020 pelo Cidadania e teve 6.642 votos.

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 58 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Cartinha não adianta

    Vamos combinar que neste imbróglio de ICMS apenas duas pessoas tomaram iniciativas práticas para denunciar a prefeitura, responsabilizar culpados e reaver dinheiro. Gilda, com essa representação no TCE e Bernardo Santoro, prefeitável, que ingressou na justiça para que o escritório de advocacia devolva os R$ 35 milhões. Demais apenas discursaram em redes sociais e mandaram ofício.

    É muito amor!

    Mas vejam que ideia supimpa. A Câmara de Vereadores tem aprovado indicações para que cada bairro da cidade tenha uma placa “Eu amo…”. E assim teremos o “Eu amo o Alto da Serra”, “Eu amo o Quitandinha”, “Eu amo o Bingen” e por aí vai. Iniciativa de Marcelo Chitão.

    O Bazar de Inverno da Associação dos Pacientes Oncológicos de Petrópolis (APPO) foi prorrogado e agora vai até o final de julho. O espaço fica na Rua Dr. Porciúncula, 60, no Centro de Petrópolis, em frente ao terminal de ônibus e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas