
Premiado como melhor obra estrangeira e indicado a outros dois prêmios no Oscar 2025, o filme “Ainda Estou Aqui” pode ser exibido em todas as escolas da rede municipal de ensino. A proposta, feita pelo vereador Thiago Damaceno (PSDB), também prevê um debate com os alunos e profissionais da rede sobre o conteúdo apresentado no filme.
“Acredito que a escola tem que ser cada vez mais atrativa, indo além das matérias tradicionais e dialogando com outros fatores, como o cinema, que é uma ferramenta pedagógica poderosa, capaz de despertar a sensibilidade e ampliar a compreensão da realidade. ‘Ainda Estou Aqui’ aborda temas como identidade, memória, desigualdade e a luta por direitos, proporcionando uma abordagem acessível e envolvente para quem está na escola sobre um período da história do nosso país. Por isso, estamos propondo a exibição seguida de debate, para que os alunos também possam expressar suas percepções e desenvolvam argumentações e entendimentos sobre a sociedade onde vivem”, disse Thiago Damaceno.
O vereador, que protocolou indicação legislativa para que este projeto aconteça, destacou que esta é uma oportunidade valiosa para enriquecer o ambiente escolar e fortalecer o senso crítico dos alunos, contribuindo para uma educação humanizada e mais conectada com os desafios contemporâneos.
“Ainda Estou Aqui” conta a história do ex-deputado federal Rubens Paiva, preso por militares e, posteriormente, desaparecido, no período de maior truculência da ditadura militar. O filme é contado sob o prisma do drama familiar de sua esposa, Eunice Paiva, que, além de lutar para saber a verdade sobre o destino de Rubens Paiva, ainda precisa administrar e traçar um novo futuro para toda sua família.
O filme ultrapassou as barreiras do Brasil e impactou todo o mundo, recebendo o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro e concorrendo à categoria de Melhor Filme. Além disso, a protagonista, a atriz Fernanda Torres, também foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz pela sua atuação como Eunice Paiva.
Leia mais notícias de Petrópolis e região: