Uma indicação legislativa do vereador Dudu (MDB), propõe a criação do Programa Moeda Social, para transferência de renda para famílias em vulnerabilidade em Petrópolis. A indicação, que deve ser votada nos próximos dias, tem o objetivo de gerar renda para as famílias em situação de extrema pobreza e baixa renda, e movimentar a economia local. De acordo com o vereador, a primeira comunidade que pode ser beneficiada, caso a indicação seja aprovada e sancionada pelo executivo, é o Alto da Serra, que foi um dos bairros que mais foi castigado pela tragédia das chuvas.
Entre os objetivos da indicação, está fomentar a economia local, gerar oportunidade de acesso aos pequenos produtores e empresários, apoiar o desenvolvimento econômico do Município, e especialmente, beneficiar pessoas que vivem em extrema pobreza ou são de baixa renda no município.
“Você ajuda essa família diretamente, mas você faz a economia crescer. Lá no bairro esse cartão tem que ser usado no comércio local. Então você aquece o comércio local. No Alto da serra, por exemplo, que foi muito atingido pela chuva, a gente demora muito para reativar a economia do bairro. Então esse é um grande avanço para começar”, destaca o autor da emenda, vereador Dudu.
A indicação vai ao encontro de uma proposta da Prefeitura que, em maio, criou um grupo de trabalho para criação de uma moeda social. Nesta semana, o grupo se reuniu para discutir os mecanismos jurídicos e legais para a implantação da moeda social em Petrópolis.