Vereador propõe criação de carteira eletrônica de vacinação

  • 05/03/2020 12:30

    Foi aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (04.03), na Câmara Municipal de Petrópolis, a indicação legislativa nº 4552/2019, do vereador Marcelo da Silveira (PSB), que propõe a informatização da carteira de vacinação em Petrópolis.

    A intenção é de que as informações individuais referentes às vacinas sejam salvas eletronicamente em um banco de dados com acesso em todos os postos de saúde do município, evitando qualquer confusão ou conflito para saber se já recebeu determinada vacina ou não, ou receber a mesma vacina duas vezes sem perceber.

    leia também: Petrópolis terá 25 postos abertos neste sábado Dia D contra o Sarampo

    Para o parlamentar, o cartão utilizado hoje não permite o controle adequado, já que fica sujeito ao desgaste do tempo, danificação ou perda. “Devido ao excesso de problemas como perda de carteiras, livros velhos, ilegíveis e estragados, mudança de município, os dados dos vacinados deverão ser salvos em um banco de dados eletrônico”, defende o autor.

    De acordo com a proposição, ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde a criação do banco de dados para o armazenamento das informações sobre a vacinação e o treinamento para que os profissionais possam alimentar esse sistema de informações eletrônico.

    Leia também: Campanha de Vacinação contra a gripe começa no dia 23 de março

    “É preciso evitar o risco de extravio de informações importantes contidas no registro da carteira de vacinação, onde são registrados dados que precisam estar disponíveis por toda a vida do usuário. Visando acabar com esses problemas, esta indicação legislativa tornará a informatizados os dados que estarão expressos na nova carteirinha de vacinação eletrônica, evitando assim, diversos problemas”, acrescentou, destacando ainda que, no seu entender, o cadastro eletrônico também deverá facilitar o controle da abrangência do atendimento básico em saúde em Petrópolis.

    Últimas