Ventos fortes causam quedas de árvores no Bingen, Caxambu, Morin e Retiro
Os ventos de cerca de 80km/h causaram pelo menos quatro quedas de árvores na noite de terça-feira (30) e manhã desta quarta (1) nas regiões do Bingen, Caxambu, Morin e Retiro. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Gil Kempers, as ocorrências atendidas foram sem gravidade. A Comdep também atua na remoção de árvores. No Caxambu, a queda de árvores na Estrada José Almeida fez com que a linha de ônibus 470 – Santa Isabel passasse a parar alguns metros antes do ponto final. A Defesa Civil (DC) informou que não foi notificada sobre ocorrências devido à ventania.
Os ventos fortes são reflexo de um “ciclone bomba” que atingiu a Região Sul na terça-feira, deixando nove mortos e causando destruição em várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O fenômeno extratropical chegou em São Paulo e os alertas de ventania permanecem no Rio de Janeiro.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-Rj) emitiu alerta meteorológico de ventos fortes com velocidade entre 50 e 80 km/h até 23h50 desta quarta-feira. De acordo com o alerta, a ventania pode causar quedas de árvores, destelhamentos, dificuldade de andar contra o vento e danos em pequenas construções.
Leia também: Ciclone extratropical provoca nove mortes em Santa Catarina