Ventania em Petrópolis provoca ocorrências em diversos pontos da cidade; confira
Nesta quinta-feira (13), Petrópolis foi atingida por fortes rajadas de vento que causaram prejuízos em diversas partes da cidade. A ventania afetou não só os bairros, mas também os acessos do município, com quedas de árvores e postes, causando a interdição de vias.
De acordo com a Defesa Civil, foram registradas ocorrências de risco de queda de árvore na Castelânea, Independência, Quitandinha e Siméria, além de uma queda de árvore no Centro. No Chácara Flora e no Independência, houve registros de destelhamento com a força do vento.
Acessos da cidade bloqueados
Na BR-040, a subida da Serra de Petrópolis, por volta das 6h, foi totalmente interditada por conta da queda de árvores. Apenas nos quilômetros 91 e 87 da rodovia, três árvores de grande porte bloquearam a pista. No km 99, outra árvore já havia caído antes. A meia pista foi liberada na subida por volta de 9h45, mais de três horas após o fechamento. O Corpo de Bombeiros atuou com a Concer para que a pista fosse desinterditada.
Durante a tarde, a rodovia recebeu o trabalho de equipes de Conservação, Engenharia e de Gestão Ambiental da concessionária para os serviços de desobstrução, limpeza e avaliação técnica nas áreas afetadas durante as rajadas de vento. O km 87, mais crítico da ocorrência, permanece em meia pista.
Serra Velha também tem registro de ocorrência
Na Serra Velha da Estrela, um poste e uma árvore caíram no período da manhã e deixaram a via em meia pista para veículos menores e bloqueada para a passagem de ônibus e caminhões na localidade conhecida como Açude.
Mais rajadas nas próximas horas
A Defesa Civil alerta que as rajadas de vento moderado a forte podem durar todo o dia no município. Elas são causadas por uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no oceano.
A orientação é para que janelas e portas sejam fechadas, evitando fluxos de vento no interior das casas; e veículos não sejam estacionados próximos a árvores, torres de transmissão e placas de sinalização.
Em caso de emergência, ligue 199 para Defesa Civil ou 193 para o Corpo de Bombeiros.