Petrópolis zerou os casos em análise de varíola dos macacos. De acordo com dados do Painel Epidemiológico disponibilizado pela Secretaria de Saúde, três casos foram confirmados no município e 26 descartados.
Das 27 notificações feitas à Secretaria de Saúde, 15 foram em adultos de 21 a 40 anos. O distrito que mais notificou foi o primeiro, reportando 17 possíveis casos e tendo os três confirmados na cidade. O sintoma mais apontado é erupção cutânea, estando presente em 16 das 26 notificações.
O último diagnóstico da doença foi feito em um homem adulto que apresentou dor de cabeça, febre, dor muscular, náuseas e vômitos como sintomas.
Em caso de sinais e sintomas, a recomendação é que o paciente procure uma das unidades de emergência do município. Gestantes e puérperas devem procurar o Hospital Alcides Carneiro. O período de incubação é de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
Rio de Janeiro já tem três mortes registradas pela doença
O Estado do Rio de Janeiro já registrou três mortes pela váriola dos macacos. Todas elas em homens com comorbidades e baixa imunidade. Os municípios que registraram óbitos são: Campos, Mesquita e São João de Meriti.