Varejistas são os principais consumidores do Pólo de Moda de Petrópolis, aponta estudo
Petrópolis tem um novo tipo de consumidor. Os atacadistas não são mais os principais consumidores dos principais polos de moda da cidade, e sim os varejistas que moram na cidade e já representam 51% do público que consume nesses locais. O estudo mostrou ainda que 93% dos frequentadores/consumidores vivem no Estado do Rio de Janeiro, apenas 7% são de outras regiões. A informação foi confirmada através de pesquisa realizada, entre agosto e outubro deste ano, por alunos do curso de moda da Universidade Estácio de Sá, em conjunto com o Sebrae/RJ, Sistema Firjan. Duzentas e sessenta e quatro pessoas foram entrevistadas durante o período. Outra novidade é que a Rua Teresa, Bingen e Itaipava agora possuem marca própria: o Polo de Moda de Petrópolis. O anúncio foi feito ontem às 18h30, durante um encontro no Centro da Moda.
A maioria dos entrevistados (89%) foi do Polo da Rua Teresa e 34% afirmou comprar mensalmente. Apenas 10% dos entrevistados eram do Polo de Itaipava. Os números mostraram também que as mulheres representam 77% dos clientes da Rua Teresa – elas compram para consumo próprio e são responsáveis ainda para maridos, filhos, entre outros. Além disso, 22% dos entrevistados da Rua Tereza possuem entre 30 e 39 anos, percentual menor do que apresentado nos Polos de Itaipava (26%) e Bingen (33%). Mais da metade dos entrevistados possui renda familiar média de dois e quatro salários-mínimos, ou seja, são os varejistas de massa (classificados nas classes C e D), e que ainda esperam a moda chegar aos grandes veículos de comunicação, como telenovelas, por exemplo, para consumir os produtos ditos como “em alta”.
“Claro que o empresário pode se antecipar com relação ao que produzir, dentro do publico alvo dele que já precisa estar definido, através das blogueiras, e tendências mundial do segmento de moda. Mas também é necessário saber que o público que mais compra nos três polos de modas de Petrópolis espera essas tendências massificarem até de fato começarem a consumi-los”, afirmou a coordenadora do curso de moda da Estácio, Márcia Borges.
Outro ponto importante destacado na pesquisa foi o que motiva a compra nesses consumidores, são eles: preço, diversidade e qualidade. A opção outros também apareceu em destaque, segundo lugar na motivação, nos polos de moda do Bingen e de Itaipava. “Essa questão do preço encaixa com o perfil identificado anteriormente do varejista massificado, já “outros” é um sinal de alerta. Isso porque a maior parte dos entrevistados não soube como classificar ao certo a segunda motivação para as compras, e isso veio antes das opções de diversidade e qualidade. Isso significa que pode-se estar deixando um pouco a desejar nesses últimos dois quesitos”, ressaltou.
A pesquisa, que tem como objetivo ajudar no planejamento estratégico montado para o desenvolvimento dos Polos a partir do ano que vem, mostrou também que 89% dos entrevistados da Rua Teresa compram para consumo próprio, assim como 92% da Feirinha de Itaipava e 67% do Bingen. Os dados reafirmam mais uma vez a mudança no perfil do consumidor e a consolidação das vendas varejo em Petrópolis.
Já a maior reclamação dos entrevistados foi com relação a falta de estacionamentos e/ ou cobrança dos mesmos. Já que o meio de transporte mais utilizado nos três Polos de Moda é o carro, utilizado por 62% dos clientes do Polo da Rua Tereza, 85% dos clientes do Polo de Itaipava e por 67% dos clientes do Polo do Bingen. Apesar disso, mais da metade dos clientes (65%) deram nota oito ou mais para o Polo de Moda.
Os outros locais de consumo, fora da cidade, apontados pelos entrevistados foram Caxias, Rio de Janeiro e São Paulo. Dos clientes do Polo da Rua Tereza, 60% não compram em outros polos de Moda. Já no Polo de Itaipava, 63% dos clientes compram em outros Polos de Moda.
Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava lançam marca Polo de Moda Petrópolis
Outro ponto marcante da reunião foi o lançamento da marca que passará a partir de agora a representar os polos de moda da Rua Teresa, Bingen e da Feirinha de Itaipava. O “Polo de Moda Petrópolis” foi criado para integrar e dar uma identidade para os três locais, e dar ainda mais visibilidade ao setor. A ideia é que os representantes dos três polos trabalhem em conjunto, e agreguem ainda mais valor a marca através de parcerias com outros setores de Petrópolis, como o gastronômico, hoteleiro, e turístico. E dessa forma “vender experiência”, e não apenas os produtos oferecidos na cidade. Promover ao visitante e também morador momentos únicos, e atender as demandas do público como um todo.
Camisas, adesivos, baners, e outras formas de publicidade prometem difundir a marca “Polo de Moda Petrópolis”. A imagem da marca foi inspirada em características únicas da cidade. “As três imagens redondas representam os rolos de linhas que remetem ao setor de vestuário, confecção… Já a linha sinuosa que liga os três polos, agora unificados, é a Serra que dá acesso à Petrópolis, conhecida durante décadas pelo charme único. Finalmente temos as cores vibrantes que representam a moda em si”, explicou a consultora do Sebrae/RJ Maria Cristina Rebello.