• Valorizar a saúde e a nossa sociedade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/04/2020 12:00

    Na última semana, tivemos algumas datas importantes para a saúde. O Dia Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Dia do Infectologista. Neste momento, mais do que nunca, precisamos valorizar ao máximo os profissionais que dedicam a sua vida para salvar as pessoas. Vivemos em um momento único na história da humanidade, quando encaramos de frente uma pandemia mundial. E, neste momento, gostaria de aproveitar o espaço deste artigo para agradecer o trabalho de todos: Desde os médicos e enfermeiros, aos profissionais dos serviços gerais e limpeza, um agradecimento estendido aos profissionais de educação física. Parabenizo pela ação de todos aqueles que priorizam a melhoria do nosso cotidiano.

    Neste momento, é necessário falarmos sobre a atual crise. É importante reafirmar que, aqueles que puderem, devem ficar em casa. É o nosso dever defender o trabalho destes profissionais. Precisamos fazer a nossa parte para contribuir com o empenho e a dedicação daqueles que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, valorizando o serviço que eles tem prestado a nossa sociedade. É um desafio que se apresenta no horizonte, para todos nós.

    Também é válido considerar os impactos que estão a caminho, a quarentena e atual situação trará impactos consideráveis em nossa economia. Trazendo para a cidade de Petrópolis, serão necessários investimentos árduos de recuperação dos nossos setores produtivos e da empregabilidade da população. Mesmo se a quarentena terminasse hoje, teríamos muitos desafios a nossa frente. Nossa cidade depende do turismo e do setor de serviços, os empreendimentos locais vão necessitar de todo o apoio possível.

    É por este motivo que trabalhamos na Câmara Municipal de Petrópolis, sem pausas ou intervalos, na consolidação de projetos importantes para esse momento. Dentre as medidas que protocolei, está a criação de um portal que conecta os empreendimentos locais aos consumidores. Um modo alternativo para que, no período da quarentena, possamos permitir a atuação de empresas locais. Precisamos fazer o máximo para que a roda da economia continue a girar. O projeto também trata dos autônomos, que precisam do máximo possível de apoio para poderem encarar esse período difícil.

    É importante, também, levarmos em relação a importância da saúde mental neste período. Considerando, primordialmente, que em um período de isolamento, precisamos cuidar das necessidades e demandas de todos aqueles que necessitarem. Atuar diretamente nos problemas relacionados à ansiedade, depressão, síndrome de pânico e outras patologias.

    Enfim, mais que nunca precisamos estar unidos em prol desse inimigo invisível aos olhos nus, mas atentos a como as ações estão sendo feitas e intermediadas. Fiscalizando e atuando nos elos mais fracos neste processo de adequação a nossa atual realidade. É importante uma atuação sempre seguindo os valores da limpidez e respeito ao próximo, considerando sempre que a vida e o valor humano devem ser levados em conta para a sociedade como um todo. Sem desconsiderar os impactos econômicos que este período trará. Temos muito trabalho daqui para frente e precisamos estar prontos para os meses que virão. Sempre atuando com o objetivo de construir uma cidade próspera para todos os petropolitanos.

     

    Últimas