• Valores Cristãos em tempos de coronavírus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2020 12:20

    O COVID-19, o coronavirus, se espalha no mundo. Depois de aterrorizar a Asia e a Europa,chegou no Brasil. O governo federal, os estaduais e os municipais,tomaram medidas que visam diminuir o ritmo de contaminação. Então, eu e você já estamos bem informados sobre assunto. Enquanto eu escrevo este artigo os telejornais não cessam de bombardear nossos lares dia e noite com atualizações sobre o vírus, seu avanço e explicações da ciência.

    Entretanto, com certeza, como em todas adversidades da vida, podemos e devemos neste momento, testar e revisitar os valores eternos do cristianismo.

    Ousei então a pensar e compartilhar alguns ensinamentos e valores cristãos eternos, que precisam ser cultivados, revisitados e praticados, no contexto atual.

    Entre muitos, elenquei os valores abaixo.

    1. O valor de pensar no outro, de amar o próximo como a nós mesmos. O cristianismo bíblico não é um caminho apenas vertical, mas horizontal. Não se trata tão somente de ficar em Deus, mas também de pensar e de amar o próximo. E nesses dados as precisamos pensar e amar ainda mais nossosdoentes crônicos e em nossos idosos.

    2. O valor de tratar o outro como a si mesmo. O imperativo categórico, expressão kantiana, de fato foi posto primeiropor Jesus de Nazaré. Jesus disse nos evangelhos:

    “Portanto, tudo quanto quereis que as pessoas vos façam, assim fazei-o vós também a elas, pois esta é a Lei e os Profetas. Os dois únicos caminhos” Mateus 7.12.

    Se estás enfermo, cuide-se, se queres atenção dê atenção, se precisas de amor, ame, etc. Dê ao outro o que você quer receber. Funciona.

    3. O valor do justo tratamento desigual que a todos iguala.

    Jesus afirmou: “… Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.”Lucas, 12. 48. Desde meus tempos de aluno e professor de Direito, aprendique tratar a todos igualmente não é igualdade, mas desigualdade. Nesses tempos, devemos dar maior atenção, maiores direitos aos mais vulneráveis. Sempre os mais frágeis e vulneráveis merecem um tratamento desigual, especial. Por outro lado quem já tem muito, quem recebeu muito, muito lhe deve ser cobrado, muito pode contribuir. Isso é justiça.

    4. O valor da higiene pessoal,, da limpeza corporal e pessoal, ou seja do cuidado consigo mesmo, como fator preventivo de infecções e de transmissões de doenças. O evangelho ensina: cuide de você. Paulo apóstolo ensinou: “Tem cuidado de ti mesmo…então salvarás tanto a vice como aos teus ouvintes”. Ou seja, seja auto-responsavel. Se você se cuidar já vai estar ajudando muito. Afinal só pra de cuidar do outro quem cuida de si mesmo.

    5. O valor da fé e da esperança. Jesus combateu a ansiedade, Ele ensinou: “Não andeis ansiosos”, “olhai as aves do céu”. Deus cuida delas, cuidará de vocês. Jesus e seucristianismo,são um convite a “crer”, a confiar, à transcendência. Ele disse a um pai aflito, “Não tenha medo, crê somente”. Ele disse a duas mulheres que tinham acabaram de sepultar seu irmão, Lázaro: “Se vocês crerem, verão a glória de Deus” e em seguida o ressuscitou. Jesus foi um semeador de esperança. Para Elea morte não coloca fim em nossa história. A crença na continuidade da vida no céu, longe de todo sofrimento humano, na casa de Deus, ao lado de Jesus, é uma crença de esperança. A mensagem cristã hoje é que Deus é nosso castelo forte, nosso refúgio e fortaleza. Essa fé vertical todavia, tem consequências horizontais e interiores. A mensagem cristã h é então:não se desespere ! Vai passar, crê somente, espere o melhor, vá a luta, acredite em Deus. Creia, Ele intervém.

    Últimas