• Vai viajar pela 1ª vez a Buenos Aires? Confira dicas do que fazer por lá

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/07/2019 09:31

    Buenos Aires, a capital dos nossos hermanos argentinos, é o primeiro destino internacional para grande parte dos brasileiros. Não é para menos, são voos diretos cada vez mais frequentes entre os dois países. Mas a cidade dos portenhos é também o destino favorito de muitos viajantes experientes, que não cansam de retornar. Isso porque a cidade, conhecida como a “Paris da América do Sul”, é o tipo de destino que tem diferentes atrações para públicos distintos. A nossa viagem para lá foi rápida, em uma dobradinha que fizemos com Santiago do Chile na nossa Lua de Mel. Já dá para imaginar que precisaremos voltar, né?

    Para a primeira vez, dá para conhecer a Buenos Aires dos cartões-postais, claro, mas também é possível ver a Buenos Aires dos portenhos, menos turística. E, pelo que dizem, ela fica melhor na medida em que a aproveitamos mais como locais.

    Leia também: Serra Serata: edital para licitação das sete barracas será lançado nesta quarta

    Centro e Puerto Madero

    Sugiro começar a viagem, passeando pelo Centro da cidade. A primeira impressão da região pode não ser das mais agradáveis, mas andando por lá você descobrirá praças, monumentos, ruas e esquinas surpreendentes. É lá onde está a maioria dos pontos turísticos famosos da cidade, como a Casa Rosada, Café Tortoni, Obelisco, Congresso Nacional, Teatro Cólon, Palácio Barolo, Plaza de Mayo, Galerias Pacífico e Galeria Guenes.  A Avenida 9 de Julho, a Avenida Corrientes e a Rua Florida formam o eixo principal da região. É possível caminhar a pé entre a maior parte dos locais. Escolha alguns para entrar e outros apenas para passar e você terá percorrido todo o Centro no primeiro dia.

    Apesar de Puerto Madero também estar na região central eu deixaria o passeio por ele para outro momento – um fim de tarde ou um almoço de domingo. É legal andar sem pressa pela região modernizada, fotografar a icônica Ponte de la Mujer (Ponte da Mulher) e de repente almoçar em um dos tradicionais restaurantes do canal. Só fique atento aos preços, que costumam ser salgados. Nós fomos desavisados ao Cabana Las Lilas, indicado pela qualidade das “carnes argentinas”. Não decepcionou, mas eu gostaria de estar mais preparada para todos aqueles dígitos na conta ao final. Por isso, se for comer na região, pesquise antes!

    Recoleta

    Considerado por muitos o melhor bairro para se hospedar em Buenos Aires, a Recoleta já te tira do circuito básico turístico de Buenos Aires, trazendo ares mais originais à sua visita. Uma das principais visitas na região, por mais estranho que possa parecer, é o Cemitério da Recoleta, cheio de esculturas e onde estão os túmulos de várias personalidades. É no bairro também que fica a famosa Livraria El Ateneo. O estabelecimento fica em um prédio belíssimo de um antigo teatro. Já o Recoleta Urban Mall tem lojas modernas de design e uma farta praça de alimentação. 

    Caminito e San Telmo

    Visite o famoso Caminito, com suas ruas estreitas e casinhas coloridas. Talvez não haja lugar na Argentina com uma densidade maior de turistas, mas não tem jeito, o local ainda é o cartão postal principal de Buenos Aires para nós brasileiros. Perto dali, há o museu do Boca Juniors (oficialmente: Museo de la Pasión Boquense), que funciona sob uma arcada do mitológico estádio La Bombonera. Se você for fã de futebol é uma visita imperdível. Como não é muito o nosso caso, não chegamos a visitar.

    De lá, se for um domingo, uma boa pedida é aproveitar para conhecer a Feira de San Telmo, que acontece na Plaza Dorrego. Além das antiguidades, há vários artistas performáticos que posam para fotos e sempre rola tango na rua. A calle Defensa, que leva até a praça, tem diversos bares, cafés e restaurantes.

    Se não quiser almoçar em San Telmo, outra opção é partir para Puerto Madero, se ainda não tiver ido lá.

    Palermo

    Se for primavera ou outono, dá para aproveitar bastante os parques de Palermo: Jardín Japonés e Rosedal. No bairro também estão as sub-regiões de Palermo Soho, Palermo Viejo e Palermo Hollywood. Lá você encontrará ruas de paralelepípedos arborizadas com boutiques luxuosas e outlets de calçados, roupas e lojas de decoração, além de bares e cafés. Alguns chamam de “Ipanema de Buenos Aires”. É lá também que estão o maior número de pubs e baladas da cidade, atraindo muitos jovens a semana inteira.

    ________________________

    Para mais dicas de Buenos Aires e de outros destinos, acesse o blog www.vivereviajar.com

    Caso tenha dúvidas, sugestões ou críticas, escreva para: rebeca@vivereviajar.com

    Conheça nosso Instagram e Facebook

    Últimas