Vai ter também o ‘Rolezinho de Réveillon PetroCity’?
Está aí o desafio para nossas autoridades mostrarem que são autoridades. Depois do “Rolezinho de Natal PetroCity”, vai ter também “randandan” de motos no Réveillon? Temos pela frente cinco dias para a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública, CPTrans, Guarda Civil e polícias civil e militar planejarem como coibir a ação ou matá-la ainda no nascedouro nas combinações feitas em redes sociais por grupos de motoqueiros. O que não falta é material circulando nos grupos – feito pelos próprios cidadãos mostrando até mesmo os perfis dos líderes do ‘movimento’.
Mudou até o secretariado
O prefeito Bomtempo garantiu que resolve e que mata essa no peito e já anunciou que vai montar um plano de combate às motos irregulares. Fez até mudança no secretariado: o então secretário de Administração, Ramon Mello, assume a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública e o atual titular da pasta, Almir Schmidt vai para a administração. (Porém, a gente acha que o propósito aqui é dar mais visibilidade a Ramon que deve ser candidato a vereador, mas isso já é outra história).
‘Tendência’
Se serve de consolo, o Rolezinho de Natal, é uma, digamos, tendência, entre os motoqueiros e não foi exclusividade nossa. Teve em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Cabo Frio, Maricá, Mathias Barbosa e por aí vai, citando apenas alguns e mostrando que independe de ser cidade grande ou pequena. Em Minas, a Polícia trata o assunto como ‘movimento de baderneiros criminosos’ e endureceu as ações para coibir.
Direto na fonte
Falando ainda nisso, tem uma coisa que os Partisans acham estranho: porque não coibir as motos barulhentas fiscalizando e grampeando estes veículos nos estacionamentos públicos? É só olhar o cano de descarga das motocas e rebocar. Não gastaria nem dinheiro e energia fazendo blitzen.
É crime
Só pra deixar mais contundente: o rolezinho de moto é crime considerando manobras arriscadas, tipo empinar os veículos. Essa direção perigosa que coloca a vida em risco de terceiros e dos próprios motoqueiros tem punição prevista no Código Nacional de Trânsito. É possível pegar pena de seis meses a três anos pela prática criminosa.
Recurso
Era batata que as empresas de ônibus PetroIta e Cascatinha tentassem na segunda instância derrubar a decisão do juiz Jorge Martins, da 4ª Vara Cível de Petrópolis, que determinou a aplicação de multa para as empresas caso elas mantivessem em circulação os veículos reprovados por vistorias CPTrans. Mas só a PetroIta recorreu… Se for levado ao pé da letra a última vistoria nas duas empresas seriam 54 ônibus reprovados e uma multa que somaria R$ 3 milhões.
Contagem
E Petrópolis está há 230 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Perdemos a cavalaria
Mesmo tendo na secretaria estadual de Governo o ex-prefeito Bernardo Rossi, Petrópolis perdeu para Teresópolis a instalação do 2º Destacamento do Regimento de Polícia Montada. De qualquer forma, os agentes e os cavalos vieram no final de semana fazer uma demonstração aqui. Ficaram ali na “cracolândia” de Petrópolis onde, segundo a ‘grande imprensa’ funciona na Praça da Liberdade. Pelo menos a demonstração do regimento não deixou a praça tão vazia com a retirada do palco e da suspensão da programação de Natal no local.
Mea culpa
Tem horas que o governo faz crítica a si mesmo. Sobre o concurso da CPTrans, em material distribuído à imprensa, o prefeito Bomtempo, para enaltecer o seu feito, diz que “realizamos o último concurso em 2002, são 21 anos sem que houvesse uma renovação no quadro da CPTrans”. Então: o concurso de 2002 foi na sua primeira gestão. Depois ele governou mais uma vez, reeleito; veio Mustrangi e, depois, Bomtempo de novo. Hingo e Bernardo ficaram cinco anos e a dupla Mustrangi-Bomtempo voltou em 2022 e soma 18 anos no total. Em dezembro de 2024 já serão 19 anos.
Será?
Mas, falando agora um pouco da eleição 2024, tem mesmo uma pesquisa de avaliação de gestão que coloca o governo em penúltimo só perdendo para o famoso ‘pior prefeito da história’?
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