Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm agora direito a vagas de estacionamento exclusivas nas ruas da cidade. Dois espaços foram demarcados no Centro pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans): nas ruas Raul de Leoni e na Piabanha. As placas foram instaladas nesta semana.
Em abril, o município iniciou a regulamentação da emissão das credenciais do estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo o estacionamento em vagas destinadas a deficientes.
“Além das vagas já existentes para deficientes, as pessoas autistas também podem agora estacionar nessas vagas exclusivas para autistas com o símbolo internacional do autismo, o laço quebra cabeça”, disse o presidente da CPTrans, Diogo Esteves.
“Além dessas vagas exclusivas e a credencial para pessoas autistas, também estamos fazendo testes com sinais de trânsito sonoros em dois pontos do Centro Histórico”, ressaltou a secretária da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, Marcia Schanuel.
A credencial pode ser obtida na sede da CPTrans (Rua Alberto Torres, número 115 – Centro). O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar laudo médico atestando o diagnóstico de TEA, cópia do documento de identificação do solicitante, comprovante de residência, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documento do veículo. A credencial tem validade de cinco anos a partir da data de emissão.