• Mulheres que engravidaram após a primeira dose da AstraZeneca devem concluir esquema vacinal com a Pfizer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/07/2021 14:04
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Mulheres vacinadas contra covid-19 com o imunizante da AstraZeneca que engravidaram após receberem a vacina, podem concluir o esquema de vacinação com o imunizante do laboratório Pfizer/Biontech. No início deste mês a Secretaria de Estado de Saúde já havia recomendado que gestantes que tomaram a primeira dose da AstraZeneca concluam o esquema de vacinação com as vacinas da Pfizer. Em Petrópolis 20 grávidas que receberam a vacina da AstraZeneca deverão tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer em agosto.

    “O estado já havia feito esta recomendação para as gestantes vacinadas com a AstraZeneca. Agora a medida está sendo ampliada para que possamos garantir que aquelas mulheres que entraram em gestação neste período de intervalo entre a primeira e a segunda dose, também possam concluir de forma segura o esquema de vacinação”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, frisando que é importante que aquelas mulheres que estão nos primeiros meses de gestação informem às profissionais de Saúde no ponto de vacinação sobre a gravidez.

    No momento da vacinação é necessário que as gestantes assinem um termo esclarecendo que estão cientes sobre a conclusão do esquema vacinal com imunizantes de laboratórios diferentes. A vacinação de gestantes com a AstraZeneca foi suspensa em 11 de maio por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

    Em Petrópolis, a vacinação de gestantes vem sendo feita na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) campus Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. A orientação do Ministério da Saúde é de que as grávidas sejam vacinadas somente os imunizantes CoronaVac/Butantan, ou Pfizer/Biontech.

    Últimas