• Vacinação contra o sarampo e a pólio: só 37% das crianças foram imunizadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/08/2018 23:58

    Faltando poucos dias para o fim da campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde, divulgou que até a última terça-feira, 5.253 crianças foram imunizadas em Petrópolis. A expectativa é que até o próximo dia 31, cerca de 14 mil recebam as doses. Apenas no Dia D que foi realizado no último sábado, 2.703 vacinas foram aplicadas nos 29 postos disponibilizados pela Prefeitura. 

    Leia também: Vacinação contra a pólio e o sarampo: campanha segue até o dia 31

    A Secretaria Estadual de Saúde alerta para a baixa procura das vacinas. O estado do Rio tem a cobertura de 33,39% para o Sarampo e 31,94% para a pólio. O município de Petrópolis tem aproximadamente 37,52% de alcance do público, que são crianças de um ano até menores de cinco anos.  

    Confira a lista das salas de vacinação do município.

    Os dados apontam ainda um aumento no número de casos de sarampo confirmados. Ao todo, são 18 confirmações, sendo 15 na capital, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. De acordo com a SES, um trabalho de prevenção vem sendo realizado junto aos municípios. No ano passado, a cobertura estadual foi de 95% contra o sarampo e de 86% contra a poliomielite em crianças com um ano. 

    Segundo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite é de três doses da Vacina Inativada Poliomielite até 1 ano de idade. Crianças de um ano de idade até menores de cinco, que já tenham tomado uma ou mais doses da vacina, recebem a Vacina Oral, conhecida como gotinha. Em relação ao sarampo, as crianças receberão uma dose da vacina que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal. 

    De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina. Além das crianças, adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados, devem ser vacinados posteriormente. Já aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar novamente. 


    Últimas