• Vacinação contra febre amarela lota postos; serviço vai funcionar no sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/01/2018 09:30

    Os postos de saúde ficaram cheios durante esta segunda-feira (22). Muita gente ainda busca se imunizar contra a febre amarela. A maior parte das pessoas afirma ter ficado com medo após a confirmação do primeiro caso da doença na cidade. 

    De acordo com a última atualização da subsecretaria de vigilância em saúde da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, este ano já foram registrados 15 casos de febre amarela silvestre em humanos no estado. Destes três foram em Teresópolis, sendo dois óbitos, nove em Valença com três mortes, e um em Nova Friburgo, Petrópolis e Miguel Pereira, este último om morte. Já Niterói foi a única região a registrar febre amarela em um macaco. 

    Diante da situação alarmante, principalmente na Região Serrana, a secretaria de saúde realizará no próximo sábado (27) o dia D de Vacinação contra a doença. Para isso as 15 unidades com rotina de vacinação estarão abertas a partir das 9h. Ainda de acordo com a secretaria, o município busca ampliar para a data o número de unidades abertas. Atualmente 60% da população está vacinada contra febre amarela. 

    Já no mutirão realizado no último sábado 579 pessoas foram vacinadas nos bairros Fazenda Inglesa, Araras, Secretário e Vale das Videiras. Quem aproveitou para se vacinar ontem demonstrou preocupação. “Não me imunizei ano passado porque não considerei a situação alarmante. Já esse ano tivemos um caso em Petrópolis e vários em cidades próximas. Por isso decidi vir hoje”, disse o estudante Mateus Carvalho.

    O eletricista Carlos Roberto dos Santos também não abriu mão da vacina. “A minha esposa já pedia há tempos que eu me vacinasse, e como hoje tive um dia menos ocupado resolvi vir. Além disso, esses novos casos nos deixam apreensivos né”, afirmou.

    Macacos não transmitem febre amarela

    A secretaria estadual de saúde ressalta que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos. Além disso, ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc), a pessoa deve informar o mais rápido possível às secretarias de saúde do município ou do estado do RJ.


    Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação em Petrópolis:

    *Atendimento de 9h às 17h – Com intervalo de 1 hora de almoço

    – Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) – Rua Santos Dumont, S/Nº

    – PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

    – PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625

    – UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand s/n

    – UBS Quitandinha – Rua General Rondon nº 400

    – UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco s/n

    – Ambulatório Escola – Rua Bernardo Proença nº 32

    – UBS Itamarati – Rua HívioNaliato nº 169

    – Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345

    – UBS Morin – Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin

    – UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

    – UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria s/n

    – PSF Posse – Estrada União de Indústria nº 33.530

    – Coordenação Epidemiologia – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – Rua Paulino Afonso, 455

    – UBS Mosela – Rua Mosela nº 744

    Últimas