
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, antecipou o início da vacinação contra o vírus da Influenza. A estratégia de vacinação começa nesta quarta-feira (02), cinco dias antes do que recomenda o Ministério da Saúde, que havia marcado o início da vacinação para a próxima segunda-feira (07). O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está marcado para acontecer no dia 10 de maio.
“A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e nosso objetivo antecipando o início da vacinação é deixar nossa população protegida para o período mais frio do ano”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
A influenza é uma infecção respiratória viral aguda de elevada transmissibilidade. A vacina possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Este ano, a vacina contra influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
“Em Petrópolis a vacina está disponível em 16 salas de vacinação distribuídas pelo município. Com empenho da nossa equipe da Secretaria de Saúde e o apoio da população, nosso objetivo é vacinar 90% do público-alvo”, comentou o secretário Municipal de Saúde, Luís Cruzick.
Veja quais são os grupos prioritários
Na vacinação de rotina estão incluídas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade.
Já o grupo especial inclui puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Salas de vacina em Petrópolis:
- Centro de Saúde Coletiva;
- UBS Quitandinha;
- UBS Retiro;
- Centro de Saúde Itamarati;
- UBS Alto Independência;
- UBS Mosela;
- UBS Morin;
- UBS Itaipava;
- UBS Pedro do Rio;
- UBS Araras;
- UBS Bairro da Glória;
- UBS Vicenzo Rivetti;
- ESF Posse;
- ESF Alto da Serra;
- Ambulatório Escola FMP/FASE;
- Ambulatório Alcides Carneiro.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: