• Gripe: cadastro para acamados que moram em áreas não atendidas por PSFs está aberto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/04/2021 19:28
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Pacientes acamados que residem em áreas não atendidas por equipes de PSFs, devem ser cadastrados junto à Secretaria de Saúde para receber em casa a imunização contra a influenza (vírus da gripe). A vacinação deste público deverá ser feita a partir de 12 de maio. Mas o cadastro para o agendamento deve ser feito de 26/04 a 07/05, no site da prefeitura. No site, basta que o interessado clique no banner que estará na página principal da prefeitura. Daí em diante basta seguir o passo a passo informando os dados do paciente para o agendamento.

    A vacinação contra a influenza (gripe) vem sendo realizada desde a última segunda-feira (19.04) em 39 pontos, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Postos de Saúde da Família existentes nos cinco distritos. Por conta da pandemia de covid-19, o Ministério da Saúde alterou a ordem do cronograma de vacinação, iniciando a campanha com a imunização de profissionais de Saúde, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebê há até 45 dias) e crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos. Em Petrópolis, 127.117 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe. Destas, cerca de 13 mil são trabalhadores da área de Saúde.

    Idosos serão imunizados a partir de 11 de maio, na segunda etapa da campanha que inclui também os professores. “É muito importante que as pessoas estejam atentas, e, no momento correto, compareçam para se vacinar contra a gripe”, disse o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho. A vacinação contra a influenza começou na semana passada, com a imunização de profissionais de Saúde. Na última segunda crianças, gestantes e puérperas começaram a ser vacinadas.

    A vacina contra a influenza esta disponível no Centro de Saúde (Centro); PSF Caxambú, PSF 24 de Maio, PSF Alto da Serra, PSF Meio da Serra, UBS Morin, PSF Sargento Boening, PSF Vila Felipe, PSF Alto da Serra, PSF Dr. Thouzet, UBS Alto Independência, UBS Quitandinha, PSF Santa Trindade, PSF Bairro Castrioto, UBS Mosela, PSF Moinho Preto, PSF Bataillard, PSF Pedras Brancas, Ambulatório Escola, UBS Itamarati, Ambulatório Hospital Alcides Carneiro, UBS Retiro, PSF Castelo São Manoel, PSF Jardim Salvador, PSF Carangola, PSF Vale do Carangola, PSF Fazenda Inglesa, UBS Araras, PSF Vale das Videiras, PSF Bonfim, PSF Águas Lindas, UBS Itaipava, PSF 1º de Maio, PSF Boa Esperança, UBS Pedro do Rio, PSF Vila Rica, PSF Secretário, PSF Posse e PSF Brejal.

    Equipes fazem a imunização de segunda a sexta-feira das 9h às 16h nas unidades de Saúde do município – nos 27 PSFs o atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os PSF’s do Brejal e do Vale das Videiras têm horário diferenciado, com vacinação encerrada às 15h.

    A Secretaria de Saúde destaca que é necessário um intervalo de 15 dias entre a aplicação das vacinas contra a influenza e a covid-19.

    Últimas