• Vacinação contra a gripe continua, mesmo após fim da campanha em âmbito nacional

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/09/2021 16:54
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Com a vacinação voltada para toda população acima dos seis meses de idade, a Prefeitura de Petrópolis mantém campanha de imunização contra a gripe. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, cerca de 110 mil pessoas em Petrópolis estão vacinadas contra a Influenza. O governo municipal segue com a aplicação da vacina, por ainda possuir dose em estoque do imunizante, mesmo com o fim da campanha em todo território nacional.

    Para aplicação da vacina, basta o comparecimento em algum posto de saúde da cidade. O imunizante está disponível em 39 unidades de Saúde distribuídas nos cincos distritos, entre Unidades Básicas de Saúde – UBS e Postos de Saúde da Família – PSF, incluindo o Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro da cidade.

    “Enquanto durarem os estoques, disponibilizaremos a vacina para a população. Em um momento de pandemia, que a vacina contra a Covid-19 foi tão aguardada, toda a vacina é bem vinda. Estamos atendendo nos cinco distritos. Basta comparecer em uma das unidades, em poucos minutos as pessoas saem vacinadas contra a gripe, reduzindo os sintomas que, por algumas vezes, podem ser confundidos com os da Covid-19”, disse o prefeito interino Hingo Hammes.

    O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, alerta as pessoas sobre o intervalo da aplicação das vacinas contra a gripe e da Covid-19: “Pessoas que quiserem se vacinar contra a influenza – e já receberam alguma dose dos imunizantes contra a Covid-19 devem apresentar o cartão de vacinação no momento em que chegarem aos postos para receber a imunização contra a gripe. A medida está sendo adotada pela Secretaria de Saúde tendo em vista a necessidade de intervalo de 14 dias entre os dois tipos de vacinas”.

    No levantamento feito pelo setor de Epidemiologia, o maior percentual de público vacinado na cidade, até o momento, está entre os idosos, com 79,14% deste público já imunizado. Entre as crianças maiores de 6 meses e menores de seis anos, o índice é de 65.03%. Entre gestantes e puérperas, as taxas de cobertura são de 63.4% e 53,26%, respectivamente. Trabalhadores de Saúde têm taxa de cobertura vacinal de 48,18%, integrantes de Forças de Segurança estão com a taxa em 43,94% – índice superior ao de professores, que têm taxa de 26,03%.

    Desde o início da campanha, a vacina contra Influenza está disponível nos PSFs Alto Siméria, Santíssima Trindade, São Sebastião I e II, Dr. Thouzet, Alto da Serra, 24 de Maio, Caxambu Santa Isabel, Sargento Boening, Pedras Brancas, Menino Jesus de Praga, São João Batista, Moinho Preto, Fazenda Inglesa, Carangola I e II, Jardim Salvador, Castelo São Manoel, Boa Esperança, Primeiro de Maio, Lajinha, Águas Lindas, Bonfim, Vale das Videiras, Brejal, Posse e Secretário, com horário de vacinação de 9h às 12h e de 13h às 16h.

    A população também pode se vacinar contra a Influenza nas UBSs Quitandinha, Morin, Retiro, Itaipava, Pedro do Rio e Araras, com equipes atendendo de 9h às 16h.

    No Hospital Alcides Carneiro a vacinação é feita às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Durante as terças e quintas-feiras, a unidade tem horário diferenciado no turno da tarde – das 13h às 14h30 – uma vez que nestes dois dias as equipes fazem também a vacinação em setores do hospital, como maternidade e pediatria. No Centro de Saúde, a vacinação está disponível das 9h às 19h30.

    Últimas