• UTIs: com menos pacientes covid, unidades estão sendo desmobilizadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/08/2021 02:33

    Partisans foram dar uma olhadinha num print de junho do painel da covid atualizado diariamente pela prefeitura com informações inclusive dos leitos disponíveis. E aí comparamos esse com um de agosto, mais precisamente do dia 15. Vejam vocês que de 123 UTIs para a covid  31 delas estavam indisponíveis sendo 8 na rede própria e 23 na rede particular. São leitos que estão lá, mas deixaram de operar, ficando ociosos boa parte das vezes por falta de equipes. Eis que pouco mais de um mês depois das 123 UTIs pactuadas já são 48 indisponíveis (25 na rede pública e mais 23 na rede particular).

    Será que pode?

    E aí ficamos pensando: seria já um desmonte desses leitos porque a ocupação baixou?  E porque se dispensa leitos públicos em detrimento dos conveniados?  E porque estes leitos indisponíveis não estão sendo direcionados para os pacientes não covid que aguardam em uma fila de espera por internação em UTIs? Será que é regular essa desmobilização?

    Taí, com diferença de menos de dois meses, a quantidade de leitos de UTI já desmobilizados, painéis de junho e agosto.

    Sem frescura

    Vamos ser justos: na gestão interina de Hingo Hammes foram abolidas as frescuras no Gabinete do prefeito: acabou com o grupo de pelo menos três Guardas, de ternos pretos, na recepção barrando as pessoas. Agora fica apenas um bem tranquilo. Também não tem mais garçom servindo água e café na sala de reuniões.  É uma bandeja com garrafa térmica e cada um se serve. Também não tem mais biscoitinhos amanteigados. Fim mesmo da era Reinan Campos…

    Só ano que vem

    E a gestão interina de Hingo Hammes já trabalha pensando em eleição suplementar apenas em outubro de 2022.  Segundo membros do governo, nem mesmo Bomtempo estaria interessado em ter um desfecho no Tribunal Superior Eleitoral. Isso porque se tiver direitos políticos cassados pode perder o mandato de deputado estadual. Assim, HH prevê permanecer no cargo por quase dois anos.

    Café com leite

    Essa é uma das explicações para que ele não queira mais ser identificado como ‘interino’, além da óbvia, focada no marketing eleitoral, de que a palavra sugere temporariedade e também fragilidade, o chamado ‘café com leite’.

    Gêmeos

    E Hingo Hammes não quer ser chamado de Bernardo Rossi 2.0. Não quer ser comparado, não pode falar que seu governo é tocado por correligionários de BR e tudo o mais.  Quer ir para uma eleição suplementar ‘limpinho’, sem que a imagem do ex afete a sua. Mas, pensa bem HH: melhor mudar de visual. Olhando de relance com mesmo tom de camisa, calça jeans e tipo de sapato fica igualzinho ao ex-prefeito.

    Sócios, ops, quer dizer, sósias? De relance assim, Hingo Hammes fica muito parecido com Bernardo Rossi.

    Contagem         

    Petrópolis está há 233 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Salário baixo

    Além de Mauro Peralta, mas um vereador reclamou dos vencimentos. “Pela quantidade de aborrecimento e mão de obra, o salário é pequeno”, lamentou Domingos Protetor. O salário bruto de um vereador é de R$ 11.354,82.

    Qual a desculpa agora?

    O comemorado Fundo Municipal de Segurança Pública que serviria para principalmente equipar e trenar a Guarda Civil, foi elaborado pelo então comandante da GC, Jefferson Calomeni, aprovado pelos vereadores e sancionado na gestão Bernardo Rossi. E depois de um ano o Fundo ainda não funciona segundo a prefeitura vem dizendo em reuniões  – como a  última realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada ligado ao Gabinete do Prefeito que falta o CNPJ.  Mas em consulta à Receita Federal o CNPJ tá ativo. Melhor arrumar outra conversa.

    DNA

    Falando em eleição suplementar, Partisans sonham que Bernardo Rossi seja mesmo candidato e dispute com Hingo Hammes a quem ajudou (e bota ajudou nisso) a ser presidente da Câmara e,na sequência, prefeito interino. Hammes agora quer se desvincular de Bernardo e ter a fama de que realizou obras. Porém, muitas delas foram encaminhadas pelo antecessor. Numa eleição vão disputar a paternidade de muita coisa.  Só para citar algumas: tomógrafo, revitalização Lago de Nogueira, asfalto de 59 ruas, PSF do Bairro da Glória…

    Dois pesos…

    Longe de os Partisans defenderam o vereador Octávio Sampaio, mas esta semana, por duas vezes, em sessões diferentes, o plenário da Câmara esteve lotado, com servidores da saúde e grupos que trabalham com moradores de rua, mobilizados pelo vereador Yuri Moura. Pautas fundamentais, inclusive, nestes encontros. E todos estavam de máscaras. Porém, bem próximos. Se fosse pautas defendidas por Octávio Sampaio já iam meter o pau, dizer que tava aglomerando…

    Pisou no freio

    Já andaram mais aceleradas nos bastidores as conversas entre Psol e PSB. O ritmo estava mais intenso com a possibilidade de Rubens Bomtempo não ser reconduzido ao cargo e Yuri Moura, do Psol ser o nome da esquerda em eleições suplementares. Com o pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes no processo de Bomtempo no Tribunal Superior Eleitoral dando esperança ao presidente local do PSB, a coisa esfriou.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas