• Uso diário do filtro solar pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/01/2017 07:00

    A expectativa de vida dos brasileiros está aumentando a cada ano. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que homens e mulheres estão chegando com facilidade aos 75 anos. Com esta nova realidade, vem também uma série de preocupações com alimentação saudável, prática de exercícios e em retardar cada vez mais o envelhecimento. Para isso é preciso investir em alguns cuidados diários, como o uso do filtro solar. O produto já é permitido a partir dos seis meses de idade e, além de prevenir a pele dos efeitos do sol, responsáveis por causar fotoenvelhecimento, protege também contra queimaduras extensas e até mesmo contra o câncer de pele.

    A médica Cássia Bolpato, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que o filtro solar é fundamental para combater o envelhecimento precoce. Isso porque o produto é responsável por impedir que os raios Ultra Violetas atinjam a derme e a epiderme. Dependendo da fórmula, alguns produtos podem funcionar como barreiras, fazendo com que a pele não absorva esses raios. “São substâncias refletoras”, explica a especialista.

    No mercado existem muitos tipos de filtro solar, sejam os tradicionais ou os mais modernos que possuem cor semelhante ao de uma base e que ajudam a deixar a textura da pele ainda mais bonita, além de exercer seu papel principal que é o de proteção. O tipo de produto para cada pessoa, a médica destaca que depende de quanto o paciente precisa da fotoproteção e isso tem a ver com as atividades que pratica, como tipo de trabalho e de lazer. Além disso, são levados em conta: a história clínica do paciente, idade e o tipo de pele – seca, mista ou oleosa. Com relação a marcas ou preços, ela afirma que o ideal é que os produtos sejam testados dermatologicamente, aprovados pela Anvisa e, principalmente, orientado por um dermatologista.

    Embora muitas pessoas só utilizem o filtro durante o verão, para ir à praia ou piscina, a especialista ressalta que é importante o uso diário, até mesmo durante o inverno. “Mesmo com a mudança do ângulo do sol, os raios ultravioletas continuam agredindo a pele”, disse, acrescentando que deve-se usar o filtro solar até mesmo para ficar em frente ao computador, refletores e lâmpadas, que também podem manchar a pele.

    Cássia aponta ainda outros cuidados que são essenciais para combater o envelhecimento precoce. Segundo a dermatologista, um deles é evitar ou não utilizar bronzeadores. “Esses produtos podem causar alergia, manchas e de forma indireta o câncer de pele”. Por fim, ela recomenda roupas e acessórios que possuem proteção contra os raios UVA e UVB, como bonés e blusas que ajudam a garantir uma pele jovem por mais tempo.

    Últimas