• Urnas eletrônicas da Região Serrana já estão em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/08/2016 19:36

    Mais de 1,7 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas em sete cidades do interior do estado chegaram ao depósito do Tribunal Regional Eleitoral do bairro Quitandinha. 

    Os 1.756 equipamentos que chegaram ao local escoltados por viaturas da Polícia Federal vão passar por uma fase de verificações e posteriormente alguns testes.

    De acordo com o TRE, os testes acontecem junto às manutenções e correções no sistema, que deverá receber cargas de bateria para que as urnas funcionem por até dez horas numa ocasional queda de energia elétrica no dia das eleições.

    Os dados dos candidatos como o nome, a foto, o partido e outras informações, assim como o registro dos eleitores por seção, só serão incluídos nas urnas a partir da segunda quinzena de setembro. 

    Depois dos testes feitos no Quitandinha, os equipamentos serão distribuídos nas cidades de Teresópolis, Três Rios, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sapucaia, Levy Gasparian, Paraíba do Sul e também nas zonas eleitorais de Petrópolis.

    Outros testes já foram realizados.

    Na semana retrasada o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu sete servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização do segundo Teste de Desempenho dos Sistemas de Totalização da Justiça Eleitoral em 2016. O procedimento, que contou com apoio logístico e suporte técnico da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do TRE-RJ, teve como objetivo principal avaliar o desempenho dos sistemas de totalização de votos durante o processo de transmissão dos arquivos das urnas eletrônicas.

    "A cada dia de teste, simulamos um dia de eleição, com o envio simultâneo de todos os boletins de urna para checar o comportamento do sistema. Verificamos a estabilidade do sistema operacional, da rede, do banco de dados e dos servidores e, então, fazemos os ajustes necessários para melhorar a performance", explica Júlio Valente, chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE.

    Nos testes, dos quais participaram as 249 zonas eleitorais do estado, também foram avaliados o processamento dos arquivos, a execução de totalizações e a geração dos arquivos de divulgação, entre outras atividades. "A participação maciça dos cartórios eleitorais foi fundamental para o êxito dos testes. Conseguimos identificar necessidades de melhorias que, quando implementadas, terão impactos positivos para os TREs de todo o país", analisa Adélia Schmidt, coordenadora de Sistemas Eleitorais do TRE-RJ.

    Importância e segurança do sistema de urnas

    A urna eletrônica brasileira é semelhante a um computador e, dentre várias funcionalidades, armazena os votos durante as eleições. O dispositivo começou a ser implementado no Brasil em 1996. A urna eletrônica conta com diversos mecanismos pelos quais o próprio eleitor ou entidades da sociedade civil podem verificar a segurança e o perfeito funcionamento do sistema. 

    Esses mecanismos são postos à prova durante os Testes Públicos de Segurança (TPS) e, além disso, há diversos mecanismos de auditoria e verificação dos resultados que podem ser efetuados por partidos políticos e coligações, pelo Ministério Público, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Congresso Nacional, pelo Supremo Tribunal Federal, pela Controladoria-Geral da União, pelo Departamento de Polícia Federal, pela Sociedade Brasileira de Computação, pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, pelos departamentos de Tecnologia da Informação de universidades e também pelo próprio eleitor. A urna eletrônica é produzida para enfrentar as mais variadas condições de clima, armazenamento e transporte pelo Brasil. 

    Quando a urna já está pronta para a votação, ela recebe um lacre de segurança fabricado pela Casa da Moeda, que evidencia qualquer tentativa de violação. Além disso, a urna eletrônica é programada para receber votos somente a partir das 8h do dia da eleição. 

    A urna possui o chamado log da urna, uma espécie de “caixa-preta” de avião. Nesse arquivo todos os eventos e operações realizadas na urna são registrados para serem analisados com o objetivo de identificar as causas de eventuais problemas que possam ter ocorrido durante a votação e também para aprimorar o funcionamento da seção eleitoral. 

    Últimas