• UPAm Três Picos identifica crimes ambientais na Posse

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/fev 17:38
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Uma construção irregular e o aterramento de um córrego foram motivos de uma fiscalização, nesta sexta-feira (23), em Petrópolis, por parte da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos, após terem recebido uma denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para Meio Ambiente.

    Os agentes da 5ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, munidos com a denúncia do Linha Verde, procederam à Estrada dos Caboclos, no Brejal, distrito da Posse e, durante as diligências, averiguaram a existência de uma construção próxima a um córrego, dentro de uma área de preservação permanente. De acordo com os policiais, na localidade existia uma nascente e o proprietário construiu um poço artesiano sem licença ambiental.

    Ainda segundo a 5ª UPAm, ele teria aterrado uma parte do terreno, tendo criado um açude. Como o proprietário utilizava um espaço para oficina mecânica, parte dos resíduos de óleos lubrificantes caia no solo, contaminando o córrego existente.

    O responsável pelo local, quando perguntado pelos agentes, informou não possuir as licenças necessárias, sendo então encaminhado à 106ª DP (Itaipava), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 64 da Lei 9605/98.

    Denúncias de crimes ambientais têm aumento

    Desde o início do ano, o programa Linha Verde vem registrando aumento de denúncias de crimes ambientais em Petrópolis. Na comparação com o mesmo período de 2023, a cidade já registrou, pelo menos, 15 casos a mais. Neste ano, o Linha Verde já recebeu 59 denúncias, enquanto no ano passado, nos dois primeiros meses, 44.

    Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook.

    Últimas