• UPA Cascatinha retorna para internações covid em 20 dias se casos aumentarem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/12/2020 02:00

    UPA Cascatinha retorna para internações covid em 20 dias se casos aumentarem

    Conforme os Partisans haviam falado, a UPA de Cascatinha vai virar UPA Vermelha atendendo exclusivamente casos da covid-19 de novo. Com aumento do número de casos e internações e uma rede própria de hospitais (Nelson de Sá Earp e Alcides Carneiro) que não tem como absorver mais leitos, assim como a rede privada que também não consegue colocar mais leitos além dos previstos pelo SUS, o jeito é colocar em funcionamento as 25 UTIs que deixaram de operar depois do incêndio na UPA. A meta é fazer essa reversão se os casos continuarem a subir em duas semanas.

    Emperrado

    A pandemia e as medidas de mitigação da covid-19, aliás, deveriam estar sendo discutidas entre a atual gestão e governo eleito, afinal, não pode haver descontinuidade de protocolos e atendimento e decisões precisam ser tomadas a todo instante. Ocorre que com a diplomação do prefeito eleito ainda dependendo da justiça, a transição emperrou.

    Pressão

    O empresariado local faz muita, mas muita pressão para que o prefeito Bernardo Rossi não reveja a flexibilização e retroceda no funcionamento de alguns setores.  Mesmo com cidades vizinhas como Teresópolis, Juiz de Fora e Nova Friburgo já terem retornado com medidas mais rígidas.

    A represa de Areal, que foi aberta ontem de manhã, para escoar a água de temporal que caiu em São José do Vale do Rio Preto. Foto de Talita Raposo.

    Antes tarde…

    Sempre célere, o governo do Estado está lançando um manual de regras sanitárias para os ambulantes. Depois de 10 meses de iniciada a pandemia e pelo menos três meses de atividades econômicas flexibilizadas.

    Não falta mais nada

    Pessoas que não têm sintomas e contraíram a covid-19 e continuaram trabalhando sem fazer a quarentena. Começam a surgir muitas pessoas nas redes sociais relatando essa irresponsabilidade.

    Só pra saber

    Na prática, os mais de 83 mil testes rápidos da covid-19 já feitos em Petrópolis serviram para o que? Eles direcionam a que tipos de providências? Esse é um tema que deveria ser detalhado, afinal, quando defendem a flexibilização das atividades os empresários falam que a solução são os testes, como se eles fossem já a vacina.

    Eu, hein

    Mas, gente… Faltando pouco mais de 20 dias para acabar o governo ainda precisa fazer mais mudanças no primeiro e segundo escalões?

    Cheirinho

    Toda vez que chove depois de longos períodos sem uma gota dos céus, agradecemos a São Pedro. Porque com a estiagem o mau cheiro vindo dos rios estava insuportável.

    Artesanato

    Até sexta-feira acontece a Feira de Artesanato do Terra Santa, na Rua Monsenhor Bacelar. A feira foi pensada com o objetivo de ajudar os artesãos da cidade que durante a pandemia ficaram sem ter onde expor suas atividades. Todas as orientações sanitárias estão sendo mantidas no local, que abre de 9h às 16h.

    Ligações de spam

    O Brasil manteve o título de país que mais sofre no mundo com ligações de spam — aqueles telefonemas indesejados com gravações sobre produtos e serviços. Em 2020, os telefonemas cresceram 9%, com cada brasileiro recebendo, em média, 49 ligações por mês. Desde 2017, quando o ranking começou a ser produzido, as ligações de spam tiveram um crescimento de 141% no Brasil.

    Palestra

    A escritora e apresentadora Ivone Sol é a conferencista de hoje dentro do ciclo de palestras online da Academia Petropolitana de Letras. A palestra, às 20h, será exibida em seu perfil no Facebook. O tema será “Maria Eugênia Celso – das letras às lutas”. Maria Eugênia era escritora, jornalista, feminista, foi membro da APL, teve uma grande atuação no país, mas pouco se sabe dela na cidade petropolitana.

    Ivone Sol é a palestrante de hoje na APL falando sobre a escritora e feminista, Maria Eugênia Celso. 

    Últimas