Universidades públicas e privadas de Petrópolis criam rede para pesquisa de habitação de interesse social no município
As três escolas de arquitetura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estácio de Sá (Unesa) e Universidade Católica de Petrópolis (UCP) fizeram uma parceria pelo estudo e desenvolvimento das políticas públicas de habitação de interesse social em Petrópolis. A Rede Habitat tem o objetivo de atuar no segmento da habitação e assentamentos precários em Petrópolis, desenvolvendo estudos e trabalhos de campo para propor soluções para a cidade.
No último dia 07 de novembro, foi realizado o primeiro Fórum da Rede Habitat, o evento foi online e está disponível no canal do youtube da Rede Habitat Petrópolis. O arquiteto e urbanista Wilder Ferrer é professor da UERJ e coordenador do projeto, explica que o objetivo de unir as três universidades vai além de envolver os alunos com a cidade, unir experiências e conhecimentos para o desenvolvimento da habitação social no município. O grupo vai fazer o mapeamento geográfico e geofísico da cidade, identificar áreas de risco e propor soluções e realizações de obras concluídas. A ideia é criar propostas de ocupação para o setor público e privado.
Os próximos encontros estão previstos para o início do próximo ano. A ideia, segundo o coordenador do projeto, é que a sociedade civil e poder público também participe e se envolvam nas propostas de soluções.