Unimed Petrópolis alerta sobre aumento nas internações por Covid-19. Rede pública também registra crescimento
Em apenas 15 dias, o Hospital Unimed Petrópolis apresentou alta de cerca de 70% das internações. Em relação aos casos positivos de Covid-19, assim como ocorreu em agosto, voltaram a apresentar alta, com média de cinco pacientes com diagnóstico positivo por dia. Nos últimos meses, o número havia se estabilizado em uma média de três atendimentos positivos por Covid-19 por dia. A rede pública de saúde também registrou aumento no número de internações. A média de ocupação geral dos leitos do SUS em 17 dias de novembro é de 32,6 pacientes, mesma média registrada em todo o mês de outubro.
Segundo a Unimed, o crescimento no número de internações e de diagnósticos positivos pelo coronavírus é preocupante. E acrescentou que graças aos esforços das equipes multidisciplinares do hospital e do gabinete de crise da Unimed Petrópolis no tratamento aos infectados, o número de óbitos pela doença é reduzido na rede de atendimento do plano. Em 8 meses de pandemia, o Hospital Unimed Petrópolis registrou 33 óbitos. Em contrapartida, ao longo desse período foram mais de 500 pacientes em tratamento domiciliar.
Para o presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro, a alta nos casos positivos de Covid-19 está atrelada ao relaxamento da população quanto às medidas de prevenção e higiene. “Estamos novamente alertando não só os nossos mais de 30 mil clientes da Unimed Petrópolis, como também a toda população do nosso município. A prevenção é a chave do combate à doença. Por isso, é extremamente importante o uso de máscaras em ambientes fechados ou ao ar livre, realizar a higienização das mãos com álcool 70% líquido ou em gel, ou água e sabão frequentemente, além de respeitar o distanciamento social, evitando ao máximo aglomerações.”, alerta.
Outro fator que contribui para esse aumento são as mutações do vírus que podem causar novas infecções, como apontam os estudos recentes sobre a doença, ocasionando até mesmo em uma possível reinfecção. “Estamos nos aproximando do período de férias e as crianças também são motivo de alerta. Como, na maioria das vezes, elas não apresentam sintomas, podem transmitir o vírus facilmente, principalmente aos idosos, que se enquadram no grupo de risco”, ressalta o presidente da Unimed Petrópolis.
Rede Pública de saúde volta a registrar aumento no número de casos e internações por Covid-19
De acordo com a Secretaria de Saúde, Petrópolis tem registrado crescimento na contaminação pela doença e no número de internações para tratamento de infecção pela Covid-19 tanto em hospitais públicos quanto nos particulares. Em todas as unidades hospitalares do município, a média mensal de ocupação (leitos clínico e Unidade de Terapia Intensiva – UTI), tem ficado em 56 internações. Nestes 17 dias de novembro, a média geral de ocupação está em 51 internações. A média de internações gerais em leitos de UTI subiu de 25 em outubro para 30 neste mês de novembro.
Já nos leitos do SUS, foi registrada uma média de ocupação de leitos de 32,6 em novembro. De junho a novembro, a média total de internações (clínicos e UTI) está em 4,5%. Petrópolis registra até agora 8.203 casos de positivos de covid-19 e 292 óbitos em decorrência da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, o crescimento no número de casos vem sendo verificado principalmente na rede particular de saúde.
Leia também: Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão testa positivo para Covid-19