• UNIFASE reafirma compromisso com a cidade e com a formação de profissionais de excelência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • A UNIFASE/FMP conta com ampla estrutura, com um campus parque que proporciona qualidade de vida universitária em um ambiente acolhedor

    16/mar 08:31
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A infraestrutura de ponta, com o campus parque, equipamentos modernos e tecnologia avançada bem que poderiam ser os principais diferenciais do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), mas a realidade – nesta que é uma das mais renomadas instituições de ensino superior do país – vai muito além disso. Com uma história que começou há 56 anos, com a criação da Faculdade de Medicina de Petrópolis, a Instituição tem ganhado cada vez mais destaque no cenário nacional não apenas pela qualidade técnica, mas em especial pela formação de excelência voltada ao desenvolvimento humano. E esse foco tem feito toda a diferença.  

    Realidade especialmente nos dias atuais nas instituições de ensino mundo afora, a preocupação com o desenvolvimento integral dos profissionais sempre esteve presente na UNIFASE, que tem como missão fortalecer a pesquisa, a pós-graduação e a extensão para promover a excelência no ensino, sempre mantendo um forte vínculo com a sociedade e seu compromisso social. 

    “É uma preocupação que está implícita no nosso dia a dia desde o início da nossa história. Primeiro, com a Faculdade de Medicina de Petrópolis, depois, com a FASE e, agora, com a UNIFASE. Temos uma instituição sólida que, hoje, de fato, é parte importante da vida da população”, lembra a diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 

    Reconhecida por sua história e pela qualidade dos profissionais que leva ao mercado, a UNIFASE tem nota máxima no Ministério da Educação e oferece 10 cursos de graduação nas áreas de Saúde e Gestão, além de pós-graduação, atualização, especialização e extensão. É referência no país em programas de residência e desponta como importante centro de pesquisa, destacando Petrópolis no cenário nacional. 

    No Ambulatório Escola, a UNIFASE/FMP oferece consultas em 20 especialidades, além de procedimentos e exames.

    Tem em seu campus um dos mais modernos centros de simulação realística do país e o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), que tem protagonismo na qualificação de profissionais de toda a América Latina e de outras partes do mundo, assegurando treinamento e o desenvolvimento de estudos em técnicas cirúrgicas inovadoras. Também tem um dos mais modernos Laboratórios de Medicina Regenerativa do Brasil, referência em pesquisas científicas relacionadas às terapias com o uso de células tronco, e, ainda, o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada, uma parceria com a Fiocruz. 

    A UNIFASE/FMP é referência em pesquisas científicas na área de saúde e mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais, como a Fiocruz, o LNCC, o Instituto Cochrane do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, entre outras.

    Na cidade, a UNIFASE tem importante contribuição ao Sistema de Saúde, tanto no Hospital de Ensino Hospital Alcides Carneiro – credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde -, quanto no Ambulatório Escola, em Cascatinha, que é mantido pela instituição e oferece consultas, procedimentos e exames pelo SUS e também atendimento popular. Além disso, a instituição mantém cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família e desenvolve projetos de extensão comunitários na cidade, que já viraram exemplo inclusive para outros países.   

    “Trabalhamos pelo desenvolvimento e pelo fortalecimento de Petrópolis. Neste aniversário de 181 anos, reafirmamos nosso compromisso com a cidade, com investimentos constantes para formar profissionais capacitados, éticos e, acima de tudo, sensíveis nas relações humanas. Estamos preparando profissionais para que consigam enxergar além do que os olhos podem ver. Queremos formar profissionais críticos, que entendam seu papel na sociedade e sejam agentes de transformação”, finaliza a diretora geral da instituição.

    Últimas