UNIFASE oferece curso de Noções em Primeiros Socorros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/jul 09:08
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) está com inscrições abertas para o Curso de Extensão de “Noções em Primeiros Socorros”. A universidade decidiu ofertar o ensinamento após o incidente no Centro de Educação Infantil Carolina Amorim, que levou a óbito a menina Maria Thereza, de apenas 1 ano de idade. As aulas serão direcionadas a profissionais da área de educação, enfermeiros, babás e pessoas interessadas em aprender mais sobre primeiros socorros em crianças.

    “Grande parte da população desconhece os procedimentos básicos de salvamento. Especialmente no ambiente escolar isso é muito perigoso, pois é um espaço onde o risco de acidentes é extremamente alto. Nesse contexto, profissionais que trabalham em escolas, creches e berçários precisam conhecer técnicas de primeiros socorros e devem ser treinados por profissionais de saúde qualificados, para que saibam como agir caso tenha uma emergência. Brincar no pátio da escola ou comer um lanche são situações cotidianas simples que podem resultar em acidentes graves e até mesmo fatais, envolvendo crianças e adolescentes”, explica a professora Isabelle Geoffroy, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFASE.

    O curso de extensão será ministrado pelo Enfermeiro Roberto Lima, professor da UNIFASE, socorrista do Corpo de Bombeiros (CBMERJ) e coordenador do curso de socorrista da Cruz Vermelha Brasileira. Com linguagem simples e conteúdo customizado, os alunos terão aulas práticas com treinamentos em manequins com simulação realística do ambiente escolar.  

    “O curso prioriza o desenvolvimento do conhecimento básico em situações de urgências e emergências mais comuns, para garantia da segurança no ambiente escolar. Teremos uma parte teórica, mas com foco maior na prática, com treinamentos realizados em equipamentos realísticos, o que fica bem próximo à realidade. O objetivo é promover nos participantes a capacidade de atuação nas situações que requerem a condição básica de atendimento, assim como tomada de decisão rápida entre o que fazer e o que não fazer”, destaca o enfermeiro Roberto Lima, responsável pelo curso de extensão da UNIFASE. 

    O curso contará com turmas na parte da manhã e da tarde, nos dias 11, 18 e 25 de julho, no Campus Barão. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br.  

    Últimas