A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bingen pode se tornar realidade. A licitação de reforma e adequação do espaço, na Vila Pedro Winter, está marcada para acontecer no dia 09 de agosto, no valor de R$ 1.470.483,86. O prazo para que a unidade de saúde esteja pronta é de sete meses a partir do início das obras.
A possibilidade da construção da UBS no Bingen começou em 2020, ainda na gestão do ex-prefeito, Bernardo Rossi. Na época, o antigo prédio do Clube Centenário foi desapropriado para a instalação da unidade de saúde e um Centro de Referência em Assistência Social.
15 mil pessoas serão atendidas
O Bingen é um dos bairros mais populosos de Petrópolis e há anos sofria com a falta de uma unidade de saúde próxima. Embora tivesse necessidade, a população era atendida pelo Hospital Nelson de Sá Earp que, na época, realizava o pronto atendimento e consultas. No entanto, a unidade de saúde deixou de prestar esses serviços.
População aguarda UBS há anos
A presidente da Associação de Moradores da Comunidade São João Batista, Viviane Marques, afirma que a UBS Bingen é de suma importância para o bairro, pois os moradores têm somente dois postos de saúde ativos em uma região tão populosa.
“Entendemos que a demanda por uma unidade básica de saúde será primordial para nossa região”, complementa.
Sônia Cristina é moradora do Manoel Torres e luta, há anos, pela concretização do projeto. “Sempre lutei por uma unidade básica de saúde para a área do Bingen. Há 30 anos venho lutando porque tenho filhos especiais e precisava sair de um lugar para levar para outro longe”, diz.
Sônia ainda lembra que, para ter atendimento, os moradores precisam se locomover para o Centro de Saúde ou para o posto de saúde da Mosela. “Dentro das conferências que participei, sempre questionei sobre a UBS Bingen”, lembra.