• União e Indústria: a obra que poderia ajudar na mobilidade, mas que parou no tempo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/01/2023 02:24

    E o Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito assumiu o compromisso com o Ministério Público Federal de fazer obras de contenção de margem do rio na Hermogênio Silva e União e Indústria. A gente já vinha falando que a obra de pavimentação ficou boa, mas estes pontos sofreram erosão com as chuvas de fevereiro de 2022 e se desmoronar em algum desses locais o vai e vem dos distritos fica seriamente comprometido.

    Sem avançar

    Mas, faltou dizer que a obra que poderia ter sido um avanço em mobilidade e segurança viária, custo de R$ 40 milhões, acabou sendo apenas de reforma do pavimento, drenagem e construção de calçadas. Nos 25 quilômetros entre Centro e Pedro do Rio eram necessárias de sete a 12 obras complementares para acabar com as interseções que provocam o cruzamento na pista e, consequentemente, retenção no trânsito.

    Projeto do próprio Dnit

    Pior é que o Dnit não só sabia disso, mas foi o próprio departamento que, em 2014, projetou melhorias em sete locais: o acesso a Pedro do Rio, na entrada para BR-040, o acesso à União e Indústria pela BR-040 (em Bonsucesso), o retorno entre Bonsucesso e Nogueira, o acesso e retorno à Nogueira e ainda os acessos à Corrêas e a interseções no Roseiral e Carangola.  Ainda foi revisto em 2018, incluindo a ponte do Aranha-Céu, em Itaipava, mas as obras realizadas três anos depois ignoraram o estudo do próprio Dnit.

    Travessia perigosa

    E os moradores não são tão satisfeitos assim com as obras. Um dos grupos que reclama são os residentes no condomínio Cenário de Monet, em Corrêas, que pedem, há cinco anos, sem sucesso, uma faixa de pedestres elevada porque é perigoso atravessar a pista.  E não apenas naquele, mas em muitos outros locais da rodovia.

    Cada vez mais altas e de material mais resistentes, as comportas usadas pelos comerciantes da Rua do Imperador foram posicionadas ontem logo cedo, assim que o nível do rio ficou mais elevado.

    Essa, não!

    Ouvido de quem tá por dentro do assunto: se o Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito, o Dnit, assumir a BR-040 no lugar da Concer (o prazo judicial que permitiu sua permanência termina em fevereiro) vai contratar uma empresa para administrar a rodovia e pode ser a… Concer!

    Rapidez!

    Sabe a brasileira Mohana Malheiros, a Moanah, que entrou para o Guinness Book, como a rapper mais rápida do mundo? Ela fala 8,7 palavras por segundo, ultrapassando os rappers Eminen e Spinardi, que eram os recordistas. Mas que Moanah, que nada!  O Guinness precisa vir aqui ver a vereador Gilda Beatriz, agora primeira secretária da Câmara de Vereadores, lendo as matérias do dia.

    Eu, hein!

    O vereador Hingo Hammes estes dias gravou vídeo nas redes sociais falando em matrículas para quem quer se exercitar. Mas se limitou a enumerar os bairros, dizer que as pessoas podem participar e que bastava chamá-lo no direct do Instagram. Mas, gente… O programa é municipal, o Agita Petrópolis… Mesmo sendo uma iniciativa dele quando foi superintendente da Esportes na gestão Rossi tem que citar a prefeitura!

    Carnaval

    Vai ter. E não só vai ter Carnaval, como vai ter pré-Carnaval. Um dos locais da folia é a Praça da Liberdade e a prefeitura já começou a fazer a contratação dos artistas que irão se apresentar neste e em demais espaços.

    Corre, gente! Floriu o Ipê amarelo da Praça da Liberdade. Se a chuva não derrubar as flores., fica essa beleza até sábado, pelo menos. José Peixoto mandou a foto para a gente.

    Gigante

    Atleta de ponta e de renome internacional, o petropolitano Henrique Avancini sempre olha para a sua cidade e tem sido uma peça fundamental na disseminação do esporte e no incremento do turismo. Teve influência de Avancini as duas copas mundiais de Mountain Bike realizadas em 2022 e ele, novamente, dá uma força e tanto organizando o Desafio dos Gigantes Internacional 2023 em março, aqui na cidade. Gigante é o desafio, mas gigante mesmo é Avancini.

    Público recorde

    O desafio de gigantes vai abranger três provas válidas pelo ranking mundial, além de uma maratona amadora de 40 e 20 km. São esperados atletas de mais de dez países e 1.200 participantes. O público pode ser de mais de 60 mil pessoas ultrapassando o número de assistência nas copas de 2022 realizadas aqui.

     

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas