• União da arte e educação ambiental é o que propõe o projeto Construindo Caminhos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/02/2021 18:04
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A união entre o teatro, literatura, artes plásticas e audiovisual é o que propõe o Projeto “Construindo Caminhos – Encontro de Arte e Educação Ambiental”, que será realizado entre os próximos dias 25 e 28. Com programação inteiramente on-line, pelo canal do Youtube do projeto, a proposta é criar um espaço de difusão de temas que giram em torno da sustentabilidade como: agrofloresta, compostagem, alimentação, yoga, relação criança-natureza, entre outros. Organizado pela atriz-pesquisadora, palhaça e arte-educadora Luisa Alves o projeto reúne conteúdos produzidos de maneira coletiva, de forma a ampliar o diálogo, a formação e a informação sobre a temática artístico-ambiental.

    “A Arte e a Educação Ambiental se fazem cada vez mais necessárias no momento em que vivemos. Passamos por uma situação cada vez mais assustadora em relação à natureza e à natureza humana. Para que isso comece a mudar, é necessário que possamos repensar nossas práticas diárias, nossa relação com o lixo, com o ambiente, com as pessoas”, pontua Luisa Alves, que destaca ainda a necessidade de se buscar outros modos de vida: “precisamos nos nutrir de arte, cultura, mas também de modos mais sustentáveis de existir no planeta”.

    E é o que propõe o projeto, incentivado pela Lei Aldir Blanc, unir a linguagem artística à temática ambiental, com o intuito de criar um espaço de troca, de acesso aos bens culturais e à conteúdos de teor formativo no campo da sustentabilidade, através da criação de uma rede de saberes multidisciplinares, por uma nova ética e estética possíveis.

    “Entendendo que somos seres múltiplos, compostos por diversas camadas, assim como o ambiente à nossa volta. O projeto opta pela interseção de linguagens e ações que se complementam e criam um terreno fértil de desenvolvimento do ser, de forma holística e integrada”, destaca a idealizadora do projeto, que é formada em Cinema e Audiovisual pela UFF, cursou disciplinas no Curso de Dança e de Filosofia da UFRJ e na Pós Graduação em Artes da Cena, na UNICAMP.

    Toda a programação ficará disponível do canal do Youtube do Projeto por 60 dias.

    Programação:

    Dia 25/02

    17h – Espetáculo “Chororô do rio”, com Teatro Circense Andança
    18h – Oficina “Cartões Ecológicos”, com Renata Alves
    19h – Vídeo sobre o Projeto Agroecovida, com Fabiano Azevedo

    Dia 26/02

    11h – Contação de Histórias “Minhocas do Sítio”, com Luisa Alves
    18h – Live “Criança e Natureza”, com Elis Simões e Carolina Figueiredo do Projeto Criando Raízes
    19h – Oficina “Confecção de Composteira”, com Ian Fortes Dia

    Dia 27/02

    11h – Programa infantil “Rádio Samambaia”, com Laércio Motta
    15h – Oficina “Confecção de Fantoches de Meia, com Luisa Alves
    19h – Vídeo-aula “pancs”, com Rafael BisBis

    Dia 28/02

    11h – Vídeo-aula “Yoga”, com Victor Damazio
    17h – Contação de Histórias “Minhocas do Sítio”, com Luisa Alves
    19h – Live “Alimentação e Meio Ambiente”, com Raíssa Faro

    Últimas