• Uma nova (PRIMAV)ERA para Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/04/2022 08:00
    Por Gastão Reis

    Uma pesquisa realizada pela consultoria Pietschnig & Voracek, em 2005, informa que o QI do brasileiro atingiu 87 pontos. É o limite da deficiência intelectual. E vem caindo desde 1920. Faz a ressalva de que alguns avanços podem ter ocorrido em anos intermediários entre 1909 e 2013. Todos os demais países tiveram um desempenho ascendente ao longo dessas 10 décadas. É o triste retrato do descaso secular da república com a educação pública de qualidade. Este não foi o caso de Petrópolis, se a pesquisa tivesse sido por região ou por cidade.

    Minha certeza em relação ao QI elevado de Petrópolis se fortaleceu após participar do memorável evento Encontro para a Retomada do Desenvolvimento de Petrópolis. Foi realizado em 26/04/2022, no Serratec, de onde saí gratificado ao constatar o clima de colaboração que está tomando corpo entre os setores privado e público da Imperial Petrópolis, em que o adjetivo imperial tem tudo para virar substantivo: império do bem comum, algo nada fácil de se tornar realidade, mas possível.

    O clima de todo o evento foi cordial e produtivo. As informações passadas para o público presente foram objetivas e propositivas em direção a um futuro promissor para a cidade. Inicialmente, após a fala do prefeito e do Cel. Gil Kempers, da Defesa Civil, fez uso da palavra o secretário responsável pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Thiago Damasceno, que relatou as iniciativas do governo municipal na reestruturação da máquina administrativa.

    Deu prioridade à dinamização do CONCIDADE – o Conselho dos Concelhos, que passaria a ser um fórum permanente de debate das políticas públicas, e à criação do Grupo de Avaliação dos Impactos de Grandes Empreendimentos. Mencionou ainda as OUCs – Operações Urbanas Consorciadas para atuar em parceria com o setor privado, o que propiciou, no Rio de Janeiro, a construção do Porto Maravilha. Não só isso: as OUCs contornam a incapacidade crônica de investir da maioria dos municípios, agravada pela decisão de STF de julgar inconstitucional (6 a 5!) a redução proporcional de salários e jornadas no setor público, mas legal no privado. (Pode?!) Se tivesse sido aprovada, teria liberado um grande volume de investimento público nos municípios e nos estados.

    Enfatizou ainda a desburocratização como instrumento para ação articulada das secretarias municipais nas exigências de documentos, evitando que tenham que ser reapresentados em cada uma delas. Relembrou que todos os conselhos municipais são hoje deliberativos. E que as políticas públicas passam por seus respectivos conselhos antes de sua implementação, em busca da integração de governo e munícipes.

    Em seguida, fizeram uso da palavra o Secretário de Fazenda, Paulo Patuléa, mencionando as iniciativas de sua pasta para facilitar a vida do contribuinte; Silvia Guédon, secretária de turismo, listou as várias ações em andamento; o Secretário de Desenvolvimento, Marcelo Soares, que comandou a GE Celma por muitos anos, e teve papel fundamental em manter a empresa em terras petropolitanas na crise de 2011, ressaltou que o espírito do encontro era unir forças para relançar a economia de Petrópolis após a destruição causada por duas violentas enchentes; e ainda Alvanei Abi Daud, do Conselho Comunitário de Segurança Pública, cuja vigilância integrada tem garantido a Petrópolis o primeiro lugar em segurança pública no estado (RJ) e 20º no Brasil.

    Em seguida, foi aberto espaço para os principais segmentos da inciativa privada: indústria, comércio, turismo, tecnologia e construção civil.

    A Regional Serrana da FIRJAN, representada por seu vice-presidente, Valter Zanacoli, elencou as principais áreas que demandam atenção: ordena-mento urbano, saneamento, infraestrutura de energia, educação e prevenção de eventos climáticos. Ressaltou a instalação de um Centro de Atendimento à Pequena Empresa que já deu assistência a 126 empresas atingidas.

    O comércio foi representado pelo presidente da CDL, Claudio Mohammad,

    que destacou o convênio com a Secretaria Estadual com o Serratec para pré- qualificação de mão-de-obra, em especial desenvolvedores de programas. Marcelo Fiorini, pelo Sicomércio, listou ações de curto, médio e longo prazos para recolocar a cidade em ordem, em especial a instalação de piscinões.

    Fabiano Barros, pelo turismo, pôs em relevo, a importância de reerguer a autoestima do munícipe e a dos empresários. Falou sobre e a elevada taxa de ocupação de cerca de 90% nos últimos eventos, uma garantia de salários e empregos. Cabe acrescentar que a participação do turismo no PIB municipal é de 5,2%, o dobro da nacional.

    Guilherme Alves forneceu informações alvissareiras sobre o setor de Tecnologia. Criação de 3360 empregos bem remunerados; 180 empresas de TI, que faturam R$ 800 milhões/ano e previsão de altas taxas de crescimento para 2023. A publicação – PETRÓPOLIS – Negócios, Eventos e Turismo – é um verdadeiro cartão de visitas da cidade na atração de investidores.

    O empresário Osmar Félix, da Solidum, muito aplaudido, pintou um quadro realista da situação do setor de construção civil. Criticou a burocracia municipal que impõe 8 instâncias e cerca de 240 documentos para aprovação de um projeto. Sugeriu a digitalização para ser, de fato, uma cidade inteligente.

    Na época em que presidi a Regional Serrana (2004-2008), foi realizado um estudo pela FIRJAN sobre as vocações das diversas regiões fluminenses. O futuro de Petrópolis apontava para as áreas de Tecnologia e Turismo. Um trabalho sistemático foi então desenvolvido para tornar realidade a Petrópolis-Tecnópolis. A visão de curto prazo daquela época a deu por morta mais de uma vez. Foi gratificante constatar que o planejado deu certo. E que ela se tornou uma realidade palpável.

    No encerramento, após a apresentação do Portal da Transparência, que permite aceso aos contratos assinados, o prefeito Rubens Bomtempo pediu a união de todos. O que realmente importa é que Petrópolis não deixe que a política partidária menor atrapalhe os reais interesses da cidade. Mãos à obra!

    (*) Vídeo do autor, “Confiança a ser reconquistada”, gravado no programa DOIS MINUTOS COM GASTÃO REIS. Basta clicar no link abaixo para assistir:

    https://www.youtube.com/watch?v=CLG9Q7cY12E&t=74s

    Últimas