• Um sonho dentro de um sonho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/03/2017 13:30

    “Viajar pela leitura / sem rumo, sem intenção. / Só para viver a aventura / que é ter um livro nas mãos. / É uma pena que só saiba disso / quem gosta de ler. / Experimente! / Assim sem compromisso, / você vai me entender. / Mergulhe de cabeça / na imaginação!” – Clarice Pacheco. – O que você vê no final da estrada que se alonga a nossa frente?  – Nada. – E o que você não vê? Nunca deixe de procurar pelo que não está lá! A imaginação é uma arma insuperável e insubstituível que o ser humano pode utilizar a seu bel prazer, cabendo somente a ele desenvolver este dom. Podemos dizer que a imaginação é a força mais poderosa já disponibilizada para os seres humanos. – Não está errado quem julga meus dias terem sido um sonho.

     Tudo o que vemos ou percebemos, não passa de um sonho dentro de um sonho. “Geralmente, os doentes pensam: "Quero ficar curado", mas existem muitas pessoas que não conseguem a cura. Por outro lado, há pessoas que se curam até mesmo com remédios falsos ou estragados, quando os utilizam com a fé de que "serão curados com esse remédio". Coué (no campo da psicologia, a sugestão é a influência que um indivíduo exerce sobre o poder de decisão de um ou mais indivíduos. O farmacêutico Émile Coué, autor do célebre método conhecido como "método Coué", utilizava técnicas de sugestão) observou com atenção este fato. Percebeu que o "quero ficar curado" é a vontade, e o "serei curado" é a fé ou o poder da imaginação. A "vontade" sozinha não consegue concretizar o desejo de ser curado, mas a "fé" ou a "imaginação" de quando se diz: "Serei curado" concretiza a cura. 

    Coué descobriu que a coisa almejada não se concretiza quando a "vontade" e o "poder da imaginação" estão divorciados. A tentativa de dominar pela força da vontade um pensamento contrário, só servirá para aumentar e fortalecer ainda mais o pensamento que se deseja dominar”.  – Masaharu Taniguchi (vide artigos de minha autoria, já publicados neste jornal, sobre o tema “o poder do cérebro”). Durante muito tempo frequentei o Mosteiro Budista Theravada de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Certa vez encontrei com um amigo e ele me perguntou: – Nunca mais te vi no mosteiro, estava viajando? – Não. É que o mosteiro já está dentro de mim. Imagine e imagine-se.  John Milton  foi um poeta e escritor. Escreveu em um momento de fluxo religioso e agitação política, e é mais conhecido por seu poema épico Paraíso Perdido (1667), escrito em verso branco. O poema narra as penas dos anjos caídos após a rebelião no paraíso, o ardil de Satanás para fazer comer a Adão e Eva o fruto proibido da Árvore do Conhecimento e a subsequente queda do homem. “A mente não deve ser modificada pelo tempo e pelo lugar. / A mente é o seu próprio lugar, e dentro de si / Pode fazer um inferno do céu, do céu um inferno”. – John Milton “A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda”. – Albert Einstein. Quando olhamos as nuvens que circulam no céu, nossa imaginação as transforma em vários personagens. Imagine e Imagine-se. Tão admirada, em todos os tempos, a lua, principalmente a cheia, aguça nossa imaginação.

     O cheiro trazido pela brisa morna de uma chuva que cai de repente. As andorinhas que cortam o céu azul no fim da tarde. Livros. São pratos cheios no despertar da imaginação. Transforme-se em um personagem e viva a vida, pois, muitas vezes, a vida real não está à altura do que está na nossa mente. Na Índia, mendigos, após tomarem banho no Ganges, transformam-se em sultões. Liberte sua imaginação, escreva a sua história e viva feliz.

    achugueney@gmail.com

    Últimas