• “Um novo olhar para o lar”: Minissérie infantil espelha nova rotina imposta pela pandemia na vida das crianças

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/04/2021 19:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis


    Neste sábado (17) a criançada ganha mais uma opção de entretenimento com a estreia da minissérie “Cucaracha e Theobalda: Um novo olhar para o lar”. O trabalho será apresentado em live, às 16h, no canal do youtube do projeto. Com quatro episódios, a minissérie é direcionada para o público infantil, mas promete diversão para toda a família. Vividas por Raquel Theo e Florencia Santángelo, as personagens principais, as palhaças Cucaracha e Theobalda, propõem um encontro entre a curiosidade da criança e a irreverência do palhaço.

    Com um roteiro que gira em torno de um jogo misterioso que Theobalda compartilha com sua melhor amiga Cucaracha, a trama espelha o momento que afeta a rotina das crianças. O trabalho busca retratar como que isoladas por conta da pandemia, as crianças reinventam a forma de se relacionar. E é assim que Theobalda e Cucaracha, juntas porém separadas, brincam redescobrindo os cômodos de suas casas e cada um destes proporciona uma experiência sensível e lúdica.

    “O objetivo é surpreender-nos sobre o funcionamento do mundo. Transformar em estranho o óbvio; dar significado ao que parece não ter importância; cometer erros no que deveríamos acertar. O palhaço erra, finge que erra e assim nos lembra que tudo que parece óbvio é também estranho, maravilhoso”, descrevem os idealizadores do projeto.

    A dupla Cucaracha e Theobalda, vivida pelas palhaças Raquel Theo e Florencia Santángelo, como diz o escritor Júlio Cortázar “andavam sem se buscar, mas sabendo que andavam para se encontrar”. Com vasta trajetória na linguagem da palhaçaria, as personagens se uniram para criar uma pesquisa sobre sororidade. “Cucaracha e Theobalda são palhaças e mulheres que buscam alcançar objetivos em comum, com empatia, coragem e companheirismo, rindo dos seus erros e admirando suas potencias”, destaca a organização.

    As artistas, que são essencialmente do palco, encararam os desafios do isolamento fruto da pandemia decorrente do Covid-19 e iniciaram uma pesquisa audiovisual. Assim, entre os meses de abril e julho de 2020, em parceria com companheiros de profissão, criaram uma série de vídeos, descobrindo um caminho de investigação dentro da dramaturgia da palhaçaria feminina. “Esses vídeos chegaram a muitas crianças dentro e fora do Brasil e agora, aprofundamos e criamos conteúdos que possam colaborar com a saúde e alegria das famílias de Petrópolis, e por que não, do mundo!”, pontuam as artistas.

    O Projeto foi contemplado no edital municipal de Petrópolis/RJ, da Lei Aldir Blanc. Além da atuação, Florencia Santángelo e Raquel Theo assinam a direção, assim como o roteiro, este com Marcos Camelo Trilha. A trilha sonora original contou com a participação de Rodrigo Sestrem, a imagem e som de Rafael BisBis e Pedro Sá Earp.

    Últimas