• Um fórum para a educação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2017 12:15

    A realidade dita as necessidades. A vida é dialética. O viver exige reflexão. E não há como estabelecer um processo reflexivo sem a dinâmica da interação educacional, pois o homem é um ser social. O desenvolvimento do indivíduo tanto no âmbito pessoal, quanto em sociedade, depende desse constante questionamento. A criança, quando começa a se posicionar no mundo, lança as suas interrogações: – o que é isto?, Por quê? – Às vezes, os adultos ficam em situações a que não sabem responder. Mas ela vai atrás de suas respostas…

    A vida exige um aprendizado constante, por isso que o processo de alfabetização é contínuo. A “ação-reflexão” ajuda a posicionar-se no mundo. Mas, para que isso aconteça de maneira satisfatória, é fundamental a “educação como prática da liberdade”, como afirmara Paulo Freire. Não basta somente a transmissão do conhecimento, é preciso vivenciá-lo. A experiência de vida e a científica exigem uma constante reaprendizagem, porque o viver é um processo evolutivo, não somente em busca do “novo”; mas, porque a inquietude do homem não tem limite. Uns querem ter mais; outros, ser mais. A história da humanidade carrega essas contradições. A irreversibilidade do tempo requer atenção, porque alguns erros são irreparáveis, por isso que atitudes precisam ser refletidas. Essa é uma das diferenças existentes entre o homem e os outros animais. Ele precisa ser educado, não adestrado.

     Educar é abrir algemas para criar elos da corrente do bem, por isso que se torna um ato de amor. Quem ama encontra coragem para enfrentar os obstáculos.

    Tendo em vista a comemoração dos 40 anos de fundação da Academia Petropolitana de Educação e a necessidade de ampliar as discussões realizadas nos encontros mensais sobre alfabetização na casa de Cláudio de Souza, a presidência do citado sodalício aceitou o desafio de convidar os profissionais de educação para participar de um Fórum, no qual terão a oportunidade de mostrar o trabalho que realizam. “Alfabetização: aprendizagem para a vida” –  será esse o eixo dos debates. Os educadores terão a palavra plena.

    O I Fórum da Academia Petropolitana de Educação será realizado no dia 11 de novembro, na Casa da Educação.  Os trabalhos apresentados farão relatos, depoimentos e comunicados de pesquisas, sobre as experiências que alcançaram resultados positivos no processo educativo, seja ele formal em Colégios e Escolas ou mesmo em entidades comunitárias ou em qualquer empreendimento educacional nas áreas de saúde, artes em que o processo de aprendizagem esteja presente.

     O período de inscrição será entre os dias 4 e 15 de setembro. E devem ser feitas por meio do seguinte site: www.acad-petropolitanaeducacao.org 

    Todos os interessados em participar poderão inscrever-se para apresentar seus trabalhos nas diversas áreas de conhecimento.

    Os trabalhos inscritos e selecionados podem ter as seguintes forma de apresentação: comunicação oral com tempo determinado, encenados ou expostos nas dependências da Casa da Educação.

    O que se pretende com a realização desse I Fórum, é estabelecer um diálogo com os atores envolvidos nos diversos processos da educação formal e informal, promovendo uma reflexão sobre as experiências de sucesso, contribuindo assim, para a melhoria da Educação, função primordial do mencionado sodalício que conta com o apoio, nesse evento, da Casa da Educação Visconde de Mauá, APPEM, Diretoria Regional Serrana I – SEEDUC, Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis.


    Últimas