• Ultrassonografia: tecnologia ajuda no diagnóstico de doenças em animais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2017 11:30

    Não é novidade que o exame de ultrassom é essencial para auxiliar o diagnóstico de doenças. E com os animais não é diferente, ele auxilia os médicos veterinários a diagnosticar tumores ou outras doenças nos bichinhos. Quando o veterinário solicita a realização do exame, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o procedimento, ou quais são os cuidados necessário para sua realização. Mas não precisa se preocupar, o exame é simples e indolor, no final seu bichinho vai até curtir a experiência. 

    A médica veterinária Lígia Raposo Bernardes, explica um pouco do que é o exame, e como é realizado. O aparelho de ultrassom veterinária não é novidade no mercado. Mas no início, o exame era realizado com aparelhos de uso humano, adaptados para a medicina animal. Hoje, já existem no mercado, aparelhos totalmente novos e cada vez mais específicos para o uso. 

    Este exame é um método bastante utilizado para auxiliar no diagnóstico de determinadas doenças e avaliar órgãos, em relação a topografia, dimensões, arquitetura, aspecto e até mesmo vascularização. É realizado principalmente na região abdominal (rins, fígado, intestino, baço), no tórax, olhos, tendões e musculatura. Também serve durante a prenhez das fêmeas, para acompanhar a quantidade de filhotes, estado e tempo de gestação. 

    Segundo Lígia, a solicitação do exame geralmente ocorre pelo clínico veterinário, que tenta correlacionar os sintomas e achados no animal, com os exames laboratoriais, radiográficos, entre outros. Os principais sintomas que levam o clínico a solicitar o exame são: falta de apetite, dor abdominal, aumento do volume abdominal, vômito, diarreia, problemas urogenitais. 

    O aparelho permite a visualização tridimensional dos órgãos internos, através da emissão de ondas sonoras e captação dos seus ecos, que assim formam a imagem que está acontecendo dentro do seu animal naquele momento. Isto tudo, sem a necessidade de corte ou anestesia.

    Antes da realização do exame é preciso fazer alguns procedimentos para preparar seu amiguinho, mas fique tranquilo, a preparação é bem tranquila. É indicado que o animal faça um período de jejum antes do exame, o que vai depender da indicação de cada veterinário. Mas, Lígia explica que ela solicita em média seis horas de jejum, que é o suficiente para evitar que a barriga do animal tenha gases.

    E durante o exame, o animal não sente nada. Ele vai até curtir a massagem que o aparelho faz enquanto é passado pelo corpo. Não é necessário nenhum tipo de sedação, mas se o animal estiver muito agitado, é indicado o uso da focinheira durante a realização. Outro procedimento que é indicado, é a tricotomia, que é a depilação da área do animal que será investigada durante o exame. A depilação não é obrigatória, mas melhora a visualização da área. 

    A veterinária Lígia, especialista na realização do exame, destaca a importância da sua realização. “Este exame é complementar, e junto com outros exames, como o de sangue, auxilia no diagnóstico de doenças. É importante que, quando solicitado, o cuidador não deixe de levar o animal para fazê-lo, porque ele pode ser determinante para confirmar ou descartar alguma suspeita de doença no animal”.



    Últimas