• Último final de semana de Festival Sesc de Inverno tem Biltre e muito mais. Confira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/07/2019 10:00

    Um som pop, delirante e moderno se encontra com tradições regionalistas brasileiras, em uma irresistível mistura. Essas características fazem da banda Biltre um dos destaques da cena independente carioca, somando às suas letras bem-humoradas e a performances que privilegiam o lado cômico e teatral do grupo. Eles apresentam nesta sexta-feira (26), às 19h, o seu elogiado show para uma performance, no Café Concerto, no Sesc Quitandinha, como parte do Festival Sesc de Inverno. 

    Seja incorporando o cancioneiro popular do norte do Brasil em “Piranha” (uma releitura do clássico de Alípio Martins); fazendo uma crônica das frustrações de um músico em “Pissaicou”; criando uma comédia de erros num cenário praieiro em “Bagana”; ou simplesmente traduzindo o romance moderno em “Nosso amor foi um GIF”, a Biltre mescla duas de suas maiores forças: um lado lírico entre o deboche e a sinceridade escancarada, embalado por melodias rasgadas e dançantes.

    Os músicos apresentarão faixas como a recente “Vamos gozar” (uma parceria com Letrux,) e recordam hits do seu segundo álbum, “Nosso amor vai dançar”, lançado em 2018. A banda sobe ao palco com Arthur Ferreira, Diogo Furieri, Vicente Coelho e Claudio Serrano.

    Os ingressos variam entre R$ 5 e R$ 20. Existe também o ingresso solidário, trocando por dois quilos de alimento não perecível para o projeto Mesa Brasil.


    Último fim de semana de programação

    O último fim de semana do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis está repleto de atrações culturais, havendo opções para todas as idades e gostos. Tem música, teatro, dança, circo, artes visuais, cinema, literatura, além de atividades educativas e de lazer nas unidades do Sesc (Quitandinha e Nogueira) e em espaços públicos da cidade.

    Confira alguns destaques da intensa programação do fim de semana de Petrópolis. A programação completa está disponível em www.festivalsescdeinverno.com.br.


    Sexta-feira – Dia 26 de julho

    Histórias Em-cantadas – A contadora de histórias Jeanne Avellar e a musicista Raquel Tavares encantam as crianças com suas histórias, figurinos e objetos. Os temas dos contos são sempre ladeados pelas cantigas populares, muitas já conhecidas do público infantil em um momento de magia total. Sesc Nogueira – Rinque de Patinação – 11h.

    Biltre – Um dos principais nomes da cena musical contemporânea carioca, a banda apresenta toda a sua irreverência no palco do Café Concerto, do Quitandinha, cantando letras afiadas, com humor ácido, em canções-memes que atraem multidões nos populares shows de rua e em espaços importantes da cidade do Rio, como o Circo Voador. Sesc Quitandinha – Café Concerto – 19h.

    Esperança na Revolta – Líder em indicações na última edição do Prêmio Shell, o espetáculo “Esperança na Revolta”, da Confraria do Impossível, aborda a guerra sob vários aspectos e diferentes pontos de vista e contextos mundiais. Sesc Quitandinha – Salão das Convenções – 19h.

    Pedro Ribeiro canta Jackson do Pandeiro – No ano em que se comemora o centenário do lendário Jackson do Pandeiro, Pedro Ribeiro apresenta o show “Jackson do Pandeiro – Sua Majestade, o Rei do Ritmo”. Com um repertório que prioriza a festa, o lúdico e o prazer, o músico paraibano homenageia um artista que sabia cair no suingue como poucos. Sesc Nogueira – Lanchonete do Ginásio – 20h30.

    Elza Soares (ESGOTADO) – Ao apresentar canções do álbum “Deus é Mulher”, a mítica cantora aparece com timbres mais sintéticos e com letras e discurso que exaltando a energia feminina como a provedora dessa nova fase energética e sociopolítica do universo. Sesc Quitandinha – Teatro – 21h.


    Sábado – Dia 20 de julho

    Circo a Céu Aberto – Por meio da linguagem do palhaço, da comédia física e da arte de rua, traz aos espaços públicos a atmosfera poética do encontro, do aplauso, do sorriso e do despertar para a imaginação. Praça da Liberdade – 11h.

    Todo lo que está a mi lado – Intervenção artística do argentino Fernando Rubio, que já circulou por países da Europa e das Américas, conta com um conjunto de camas no espaço público, onde atrizes e espectadores, em um momento de extrema intimidade, vivenciam um instante inesquecível para e com alguém desconhecido. Sesc Quitandinha – Lago – 11h.

    Oficina de Forró – O professor Maximiliano Gomes apresenta os principais passos de forró visando valorizar a cultura brasileira e suas diferentes manifestações e representações, fortalecendo, por meio da dança, as diversas identidades culturais originadas de costumes e tradições regionais. Sesc Nogueira – Lanchonete do Ginásio – 12h.

    Calunga, Galanga e Bastião com o Desdobrar das Histórias – Através dos contos de tradição oral de matriz africana e afro-brasileira, o grupo proporciona o convívio e o encontro entre pessoas que desejam compartilhar histórias. Tecendo fios e tramas que contribuem para a construção de nossa identidade, mais que afro-brasileira, uma identidade múltipla em suas raízes e possibilidades. Sesc Nogueira – Rinque de Patinação – 14h.

    Carminha Miranda, O Musical – A pequena notável para crianças – Estrelado pela cantora Juliana Maia, o musical é uma forma divertida de fazer com que as crianças aprendam sobre esta que é um grande ícone da música brasileira. Trata-se de uma viagem infantil ao mundo das músicas e histórias de Carmen Miranda. Sesc Quitandinha – Salão das Crianças – 15h.

    Guilherme Mará e a Orquestra Sanfônica de Petrópolis – Depois do grande sucesso do projeto “Sanfonada Brasileira” em Petrópolis, o artista Guilherme Mará, instrumentista apaixonado pela sanfona e o universo nordestino, identificou e reuniu dezenas de sanfoneiros e sanfoneiras da cidade fundando a Primeira Orquestra Sanfônica de Petrópolis, que se apresentam agora no Festival Sesc de Inverno. Sesc Quitandinha – Lago – 15h.

    Youtubers Alexandre Pessôa e Lully de Verdade – Fenômenos da internet, com milhões de visualizações no Youtube, Alexandre Pessôa, do Canal Epifania Experiência, e Lully, do canal Lully de Verdade, conversam sobre a produção de conteúdo audiovisual para internet, como forma de reflexões sobre a cultura contemporânea a partir, especialmente, da ampliação das formas de se estabelecer comunicação, buscando conscientizar os estudantes para um uso seguro, responsável e eficiente do potencial das redes sociais digitais.

    Chororô do Rio Espetáculo de circo narra as aventuras vividas por quatro palhaços que saem rio abaixo à procura de solução para sanar a tristeza de um olho d’água que vivia a chorar. Nessa viagem fantástica, muitas surpresas e descobertas se dão. De forma lúdica, através da figura do palhaço, das músicas do cancioneiro folclórico brasileiro, da utilização de bonecos, máscaras e do jogo dos atores, este espetáculo aborda questões pertinentes às temáticas cultural e ecológica. Sesc Nogueira – Rinque de Patinação – 15h.

    As crianças – Nesse acalmado espetáculo de teatro, o casal de físicos aposentados Dayse (Analu Prestes) e Robin (Mario Borges), vive só e sem vizinhos numa casa improvisada perto da costa, numa região inóspita assolada por um acidente nuclear. Após uma ausência de quase quarenta anos, Rose (Andrea Dantas), antiga colega de profissão e amiga, chega a essa casa com uma missão que poderá mudar para sempre a vida do casal. Para complicar as coisas, Robin teve uma relação com Rose no passado. Sesc Quitandinha – Salão das Convenções – 19h.

    Chico, Chico, João Mantuano e Daíra – Filho de Cássia Eller, Chico, Chico canta junto a João Mantuano e Daíra, fazendo um passeio por um repertório de de rock, samba, folk, blues, frevo, forró e baião. Caetano Veloso, João do Vale, Dorival Caymmi, Bob Dylan e Luiz Melodia são alguns dos mestres que marcam presença nessa inspirada mistura sonora, sem faltar as músicas autorais. Sesc Quitandinha – Café Concerto – 19h.

    Andança – Beth Carvalho, O Musical – Concebido em homenagem aos 50 anos de carreira da madrinha do samba, o espetáculo agora é um tributo à cantora, falecida em abril deste ano aos 72anos. O espetáculo fez quatro temporadas de grande sucesso na cidade do Rio de Janeiro, apresentando fatos marcantes da vida da cantora embalados por sucessos como “Vou Festejar”, “As Rosas Não Falam”, “Folhas secas” entre outros. Sesc Quitandinha – Teatro – 20h30. 

    MV Bill – Escritor, ator, cineasta, ativista social e fundador de uma das maiores ONGs do Brasil, a Central Única das Favelas, o rapper promete levantar o público com sucesso como “Estilo vagabundo”, “Junto e misturado”, “Um só coração”, O bonde não para”, “Cidadão refém” e “Traficando Informação”. Sesc Nogueira – Ginásio – 21h.

    Na Cozinha – Resultado de residência artística do consagrado diretor Renato Carrera com artista de Petrópolis durante os meses de junho e julho, o espetáculo será encenado pela primeira vez, tendo como cenário a cozinha do Palácio Quitandinha, local onde já foram preparadas refeições para celebridades e poderosos como Orson Wells, Carmen Miranda, Evita Perón e Getúlio Vargas. O enredo foi construído a partir de notícias de jornal sobre a cidade. Sesc Quitandinha – Cozinha do Bar Central – 23h.


    Domingo – Dia 21 de julho

    Além do Mais… Ciranda de Barbante – O sarau para crianças é uma grande brincadeira de poemas e melodias, com declamação de músicas e cantoria de poemas. Trata-se de uma apresentação lúdica para resgatar e poetizar o imaginário do universo infantil e levar as crianças ao encantamento e divertimento, estimulando sua inteligência, memória e atenção, desenvolvendo sua sensibilidade e ao mesmo tempo aumentando seu interesse pela literatura. Sesc Quitandinha – Biblioteca – 10h30.

    Teko Porã – A banda surgiu nas ruas de São Paulo, resultado da confluência artística de várias formações de músicos que fizeram dos metrôs, calçadas, esquinas e encruzilhadas seu palco e seu sustento. No Festival apresentam músicas instrumentais que contam histórias e apresentam sentimentos, convidamos o público a uma jornada musical, mental e espiritual pelas paisagens sonoras multiculturais, mambembes, ciganas e marginalizadas. Sesc Quitandinha – 11h.

    O pequeno príncipe preto – Releitura do clássico de Antoine de Saint-Exupéry, o espetáculo é protagonizado por um personagem negro, como condutor da narrativa, valorizando a cultura negra e retratando o quanto é bonita a diversidade de cada povo. Dirigido por Rodrigo França, circulou por 15 cidades do Sudeste, Norte e Nordeste do País, completando 1 ano de temporada em junho de 2019, com 100 apresentações e mais de 30 mil espectadores. Sesc Quitandinha – Salão das Convenções – 11h e 16h.

    Passaporte poético – Quem estiver pelo Sesc Quitandinha no domingo não pode perder a performance do grupo de poetas e atores que leva o público, por meio de versos de poesia brasileira de ontem e de hoje, para uma viagem no tempo, como numa antiga estação de trem, com personagens que chegam e que se vão, mas levam amores, saudades e poemas, seja na mala, seja no coração. Sesc Quitandinha – Hall Monumental – 14h.

    Histórias de Roda, com Baobá – Produzido pelo Grupo Baobá, de São Gonçalo, é um espetáculo literário, narrativo, brincante, apresentando cinco contos de diversas partes do país que se inspiraram em cantigas. As melodias e versos suscitam lembrança, memória, afeto e delícias. Sesc Nogueira – Rinque de Patinação – 14h.

    Circo Viva – Espetáculo que remete à poética dos circos mambembes do interior do Brasil, misturando em sua linguagem as cores da cultura popular, do palhaço e do teatro de rua. Apresenta cenas de malabarismos, equilibrismos, musicais, magia cômica e muita palhaçaria. Praça de Nogueira – 14h.

    Seminário Quitandinha – 75 Anos – Os jornalistas Flavio Menna Barreto Neves e João Perdigão e o historiador Joaquim Eloy Duarte dos Santos – três autores de livros e estudos sobre o Palácio Quitandinha e seu idealizador Joaquim Rolla – debatem sobre esse monumento que é um dos principais pontos turístico de Petrópolis e do estado do Rio de Janeiro. Sesc Quitandinha – Salão Social – 15h.

    El Efecto – A banda carioca apresenta canções do álbum “Memórias do Fogo”, onde dá vazão a sua veia política que pulsa forte em meio a uma época caótica de desinformação e inércia. O repertório é uma coletânea de ritmos que vai do samba ao metal, evocando a potência cultural da música brasileira. Sesc Quitandinha – Café Concerto – 19h.

    Lô Borges – Um dos membros do Clube da Esquina – movimento musical mineiro do qual também fizeram parte Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes e outros – Lô Borges apresenta o show “Paisagem da Janela”, em homenagem aos seus 47 anos de carreira. No espetáculo, ele relembra seus grandes sucessos, como  “Clube da Esquina nº 2”, “O Trem Azul”, “Nuvem Cigana”, “Feira Moderna”, “Tudo que Você Podia Ser”. Sesc Nogueira – Ginásio – 20h.

    Últimas