• Última semana do ano é marcada pela falta de coleta de lixo em vários bairros da cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Há mais de cinco dias sem o serviço, os moradores sofrem com o acumulo de lixo nas ruas

    28/12/2023 19:51
    Por Manoelle Rocha

    Moradores de vários bairros da cidade reclamam da falta de coleta de lixo e dos transtornos causados devido à ausência do serviço há, pelo menos, cinco dias. Segundo relatos, os problemas relacionados ao acúmulo de lixo nas ruas e calçadas são os mesmos em várias localidades como Posse, Meio da Serra, Quitandinha, Vila Felipe e Independência.

    O morador da Vila São Francisco, no Meio da Serra, e presidente da associação de moradores, Gabriel Abrão, ressalta as consequências da falta de coleta.

    “A última coleta foi na sexta-feira (23), estão aparecendo ratos, insetos, os cachorros reviram e espalham o lixo no meio da rua, além do mau cheiro e o risco de doenças”, relatou.

    Acúmulo de lixo no Meio da Serra
    Fotos: Reprodução

    No Independência, os moradores alegam a mesma situação. As caçambas de lixo da Rua Isaías Adão Gomes estão transbordando e o lixo acaba sendo espalhado pelos animais.

    “As lixeiras estão assim desde antes do Natal, transbordando e as ruas cheias de lixo. As vezes, ficamos até dez dias sem coleta”, reivindicou o morador Gabriel Rezende.

    Situação registrada no Independência.
    Fotos: Reprodução

    No Quitandinha, os moradores relatam que devido a grande quantidade de lixo, além das calçadas, parte da rua já foi tomada.

    “Já está tomando conta da rua, daqui a pouco vai ficar ruim até de passar com o carro”, reclamou uma moradora que preferiu não se identificar.

    Calçada tomada por lixo e ocupando parte da pista no Quitandinha.
    Foto: Reprodução

    Assim como nos outros bairros, no Vila Felipe e na Posse, os moradores também estão tendo que lidar com os problemas relacionados ao não comparecimento dos caminhões de coleta.

    Vila Felipe

    Posse

    Os moradores alegam ainda que várias reclamações já foram feitas aos órgãos responsáveis, mas até o momento o problema não foi solucionado.

    O que diz a Prefeitura

    A Comdep informou que o volume de resíduos domiciliares aumentou significativamente devido às festividades de fim de ano, atingindo diariamente mais de 350 mil toneladas nos cinco distritos de Petrópolis. Acrescentou, ainda, que devido à interdição da descida da Serra de Petrópolis, utilizada pelas carretas que transportam o lixo para o aterro sanitário, houve um atraso na coleta nesta quarta-feira (27). Segundo a companhia, o serviço já está sendo normalizado e nos próximos dias as operações de coleta serão intensificadas para atender o aumento da demanda.

    Últimas