UFRJ abre 1.160 vagas em cursos de graduação a distância
A UFRJ abriu 1.160 vagas para quatro cursos de graduação a distância no segundo semestre de 2020. Para concorrer às oportunidades, é preciso se inscrever no Vestibular 2020.2 do Consórcio de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), cujas inscrições abriram nesta segunda-feira, 30/3, pelo site, e vão até 14/5.
São 250 vagas para o curso de Ciências Contábeis, além de 910 divididas entre três licenciaturas, sendo 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química.
A distribuição das vagas na UFRJ será assim:
– 30% a candidatos oriundos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que cursaram integralmente, com aprovação, todas as séries do Ensino Médio, ou equivalente, em estabelecimentos de ensino da rede pública brasileira;
– 30% a candidatos oriundos do Enem 2019, na modalidade ampla concorrência;
– 10% a professores da rede pública; e
– 30% ao Vestibular Cederj 2020.2, na modalidade ampla concorrência.
As provas serão aplicadas em 14/6 e contarão com 60 questões objetivas abrangendo tópicos de língua portuguesa e literatura brasileira, língua estrangeira (espanhol ou inglês), biologia, física, matemática, química, geografia e história, além da prova de redação. A taxa de inscrição é de R$ 69,00. No entanto, aqueles que concorrem às vagas via Enem 2019 são isentos do pagamento.
Os candidatos aos cursos de graduação da UFRJ que optarem em concorrer às vagas ofertadas pelo Enem 2019 e não conseguirem classificação poderão imprimir o boleto da taxa de inscrição das 14h do dia 28/5 até às 14h do dia 29/5, efetuando o pagamento até 30/5.
O resultado final para quem concorre via Enem 2019 sairá em 28/5 , enquanto o resultado para o vestibular tradicional estará disponível em 13/7. A matrícula ocorrerá nos dias 20 e 21/7, diretamente nos polos onde a UFRJ está presente e de acordo com cada curso: Angra dos Reis, Belford Roxo, Campo Grande, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Resende, São Gonçalo, Três Rios e Volta Redonda.
Cursos a distância
As graduações da UFRJ que operam na modalidade a distância garantem ao egresso o mesmo tipo de diploma que teria se estudasse presencialmente.
Os cursos têm material didático próprio, especialmente preparado para a educação a distância, incluindo impressos, videoaulas e recursos multimeios. Contam, ainda, com sistema de apoio à aprendizagem baseado em duas formas de tutoria: presencial, que disponibiliza ao aluno dos períodos iniciais um encontro semanal de duas horas por disciplina no polo regional a que está vinculado; e a distância, em que o estudante tem acesso, pela plataforma Cederj e por telefone, a todas as disciplinas.
O processo de avaliação realizado nos polos regionais é similar ao utilizado para aferir o desempenho dos alunos nos cursos presenciais das universidades. Nesses espaços, o Cederj oferece também laboratórios didáticos de biologia, física e química, entre outros.
Leia também:
Faetec: prorrogadas as inscrições para vagas temporárias
Graduação gratuita a distância: Cederj abre inscrições para vestibular