• UERJ Petrópolis discute em seminário patrimônio cultural Brasil-Portugal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2018 10:00

    O campus UERJ Petrópolis sedia, em outubro, o seminário Patrimônio Cultural Brasil-Portugal. O workshop está sendo trazido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro para a Cidade Imperial em função do curso de Arquitetura, mantido na cidade, e pela riqueza do seu patrimônio histórico e cultural, guardada em mais de uma centena de palácios e casarões tombados.

    O seminário, organizado pela UERJ e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, é gratuito e aberto ao púbico. O evento acontece nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no campus da UERJ de Petrópolis e as inscrições já estão abertas.

    A UERJ Petrópolis já desenvolve, em parceria com a coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura, projetos em prol da preservação arquitetônica e levantamento de dados. 

    A programação do evento terá apresentação do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo, apresentação da arquitetura de Petrópolis, introdução às cidades lusófonas, com professores da Universidade de Lisboa. Será apresentado um panorama das questões do patrimônio em Portugal e no Brasil. Serão tratados temas como habitação e tombamento, intervenções em centros históricos e metodologias de intervenções sobre edifícios tombados – requalificação urbana, patrimônio e cidade, arquitetura do século XXI: o desafio do patrimônio e mesas redondas para debates.

    No último dia do seminário, serão tratados os temas: preservação, educação patrimonial, e os casarões e palacetes da Avenida Koeler em uma visita guiada por um grupo de alunos do projeto de extensão coordenado pela professora Maria das Graças Ferreira. As inscrições para o workshop podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://goo.gl/forms/bmNeoMFOEKJUYjXr1 . O campus da UERJ em Petrópolis fica na tombada Av. Ipiranga, 544, Centro.

    “Petrópolis é internacionalmente conhecida por sua história e pela cultura, mas a cidade também guarda um patrimônio arquitetônico de grande valor e a UERJ quer disseminar informações sobre essa riqueza arquitetônica que é tão presente na cidade, mas que a maior parte das pessoas não conhece”, destaca o coordenador da Uerj em Petrópolis, professor Freddy van Camp. 

    Parceria entre a PMP e UERJ vai potencializar a arquitetura turística

    Para dar mais destaque a este patrimônio arquitetônico, a UERJ, em parceria com a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, já trabalha em um levantamento de prédios históricos, disponibilizando de informações sobre a arquitetura de cada um deles. Para isso a Coordenadoria de Planejamento encaminhou à UERJ uma listagem de 106 imóveis. A intenção é atualizar os dados e oferecer mais informações ao banco de dados acessado por QR Code disponível em placas turísticas existentes em cada um dos imóveis do Centro Histórico.

    “Hoje a pessoa consegue acessar as informações históricas, sabendo por exemplo que o imóvel é tombado, que personalidade viveu em um determinado casarão, mas ela não encontra informações sobre a arquitetura da construção, o que também é algo muito valioso”, conta o coordenador da UERJ Petrópolis. Equipes da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da TurisPetro, estão envolvidas neste trabalho.

    Últimas