• UE vai propor veto a viagens do sul da África diante de nova cepa da covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/11/2021 08:46
    Por Gabriel Bueno da Costa / Estadão

    Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen afirmou nesta sexta-feira, 26, em sua conta no Twitter que o órgão executivo da União Europeia proporá, “em coordenação próxima com Estados membros”, uma interrupção emergencial das viagens aéreas da região sul do continente africano. O motivo, segundo ela, é o fato de a África do Sul ter identificado uma “variante de preocupação” da covid-19.

    Em tuíte publicado na quinta-feira, Von der Leyen alertava para a nova onda de casos da covid-19 na Europa e pedia que a vacinação fosse reforçada no bloco.

    África reforça apelo por vacinação

    O governo da África do Sul publicou comunicado, no qual reforça a importância de que a população local se imunize contra a covid-19. A administração diz que as vacinas continuam a ser o meio mais eficaz de combater o vírus e casos graves da doença, mas também defende o uso de máscaras em locais públicos, para evitar a disseminação do problema.

    “Vamos acabar com o poder da nova variante nos vacinando para limitar o número de mutações, e salvar nosso verão porque as vacinas enfrentam as variantes”, diz o texto.

    Em outro comunicado, o governo sul-africano comenta o fato de que o Reino Unido decretou na quinta-feira, 25, um veto a voos do país, por causa da nova variante.

    O texto nota que Londres tomou a decisão antes mesmo de a Organização Mundial de Saúde (OMS) analisar e se pronunciar sobre a gravidade da nova cepa e diz que estará em contato com o país para tentar reverter a decisão.

    Outras nações anunciaram decisões na mesma linha.

    Últimas