• UCP e Mitra Diocesana oferecem cursos gratuitos de capacitação para enfrentamento a desastres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/09/2022 15:50
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em parceria com a Mitra Diocesana de Petrópolis oferece, por meio do programa UCP Petrópolis Resiliente e do projeto Presença Samaritana, três capacitações pensadas especialmente em atender demandas específicas da comunidade local com foco na prevenção de desastre e situações adversas provocadas por calamidades. Os cursos são gratuitos e acontecem em dois fins de semana de setembro e outubro. As inscrições podem ser feitas até 8 de setembro.

    O curso tem carga horária de 32h, e as aulas acontecem nos dias 10 e 24 de setembro e 08 e 22 de outubro, de 9h às 13h, no Campus Bom Veloso, na Rua Benjamim Constant, no Centro. 

    “Reconhecendo o permanente compromisso com a comunidade local, a Mitra e a UCP diante das demandas pós calamidades, respondem apresentando sua contribuição no que tem de melhor, reúne sua expertise e oferece esse conhecimento e capacitação para os petropolitanos e comunidades vizinhas. Dessa forma, cresce a pessoa que se capacita e contribui com esse saber. Cresce e fortalece a cidade com cidadãos preparados para enfrentar situações adversas provocadas por calamidades”, destaca o reitor da Universidade, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

    O programa UCP Petrópolis Resiliente nasceu logo após a tragédia provocada pelas chuvas, em março deste ano, com o propósito de fortalecer a resiliência da cidade, nas mais diversas áreas, em situações de emergência, crises e desastres. Assim como ele, o projeto Presença Samaritana foi reativado após as chuvas para dar assistência às vítimas.

    Nesta parceria da UCP com a Mitra, serão oferecidos cursos em três frentes de trabalho: primeiros socorros, voluntariado e educação. Todos terão início no dia 10 de setembro e acontecerão com capacitação EAD e presencial, de acordo com o curso.

    Na Capacitação de primeiros socorros o objetivo é preparar a pessoa a atuar em práticas de intervenção direta em situações de emergências, tendo como principal intuito salvar vidas e minimizar danos. Já na Capacitação de voluntários para atuação em situações de crises, desastres e emergências, o objetivo é preparar as pessoas e profissionais para lidarem de forma adequada nessas situações, possibilitando uma ação qualificada, além de apresentar estratégias de intervenções e trabalho em equipe nas situações emergenciais.

    O curso de Orientação pedagógica: os desafios cotidianos da atualidade – o ensino e a aprendizagem busca compreender os desafios da função do orientador após o retorno das aulas presenciais, assim como desenvolver um planejamento estratégico visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. As informações completas das três capacitações podem ser conferidas no site ucp.br, onde também é feita a inscrição, que termina dia 8 de setembro.

    Últimas