• Turquia e Rússia iniciam estudos para criar novo hub de gás na Europa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/10/2022 18:08
    Por Estadão

    O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira, 14, que seu país e a Rússia solicitaram às suas respectivas autoridades energéticas nacionais uma pesquisa técnica imediata para viabilizar a transformação da Turquia em um novo hub de gás para a Europa. A ideia partiu do presidente russo, Vladimir Putin, após a suspensão do fornecimento do produto pelo gasoduto Nord Stream que atravessa o Mar Báltico, na Alemanha.

    “Em conjunto com o Sr. Putin, instruímos o nosso Ministério da Energia e Recursos Naturais e outras instituições relevantes russas para trabalharmos juntos”, afirmou Erdogan, acrescentando que “não haverá espera”.

    Os analistas de energia têm, contudo, questionado a viabilidade da proposta de enviar gás para a Europa por meio do Mar Negro. Segundo eles, os líderes europeus consideram essa atitude como uma tentativa de os dividir no seu apoio à Ucrânia. A Turquia, que é membro da Otan, depende da Rússia para as suas ações energéticas e turísticas. O país criticou os ataques de Moscou na Ucrânia, mas não aderiu às sanções europeias contra a Rússia e tem mantido diálogos com Moscou e com Kiev, posicionando-se até como mediador entre as duas nações. Ancara ajudou a intermediar a recente negociação que permitiu à Ucrânia retomar as exportações de cereais e a troca de prisioneiros.

    Últimas