A Turp Transportes informou, nesta quinta-feira (05), que foi alvo de mais um ato de vandalismo. Desta vez, o caso foi registrado na tarde dessa quarta (04), no ônibus 6078, que operava a linha 603 – Águas Lindas. Na ocasião, um adolescente arrancou o estofado de um dos bancos. Este foi o segundo caso, em menos de 48h, de vandalismo em veículos da empresa. Na terça (03), um jovem já havia arrancado e arremessado pela janela o estofado de um banco do ônibus 6077, que fazia a linha 609 – Castelo São Manoel. Nas duas ações, os autores foram identificados. A empresa informou que registrou boletim de ocorrência na 106ª Delegacia de Polícia, em Itaipava.
A Turp acrescentou que aguarda o comparecimento dos responsáveis pelos jovens para as devidas explicações.
O Setranspetro emitiu nota lamentando e repudiando qualquer ato de vandalismo e esclarece que, se a pessoa for identificada, poderá arcar com as despesas de manutenção do ônibus. Se for menor de idade, o responsável é que responde pelo custeio dos reparos. As empresas de ônibus em Petrópolis ainda destacam que a observação das câmeras do circuito interno está sendo ampliada, para identificar as pessoas que realizam tais atos no transporte público.
“A Turp Transporte faz um apelo à população, para que todos tenham consciência sobre a necessidade de conservação dos ônibus, que são veículos essenciais para a realização do transporte público. Inclusive, qualquer dano causado não prejudica somente a empresa, mas todos os passageiros que utilizam o serviço”, disse Jean Moraes, diretor da empresa.
Entre os principais atos de vandalismo registrados em toda a operação estão os bancos rasgados, pichações, quebras de vidro e excesso de lixo. Dependendo do tipo de vandalismo, um veículo pode ficar de dois a três dias fora de operação.