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A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) divulgou o Relatório Mensal de Operação do Transporte Público (RMO) de janeiro de 2025. Segundo o documento, ao longo dos 31 dias do mês, a Turp deixou de realizar 1.829 viagens das 37.604 programadas. Desse total, 141 foram canceladas por falhas mecânicas, uma média de quase cinco por dia.
A Turp teve o pior desempenho entre as empresas, com taxa de cumprimento de 95,1% das viagens programadas. As viações Cidade Real e Cidade das Hortênsias atingiram 99,6% de execução. Somadas, as viagens impactadas por falhas mecânicas nessas empresas foram inferiores ao total registrado pela Turp.
A Cidade Real deixou de cumprir 173 viagens, das quais 22 por falha mecânica. A empresa tinha previsão de realizar 43.557 viagens no mês. As linhas mais afetadas foram a 133 – Alberto de Oliveira e a 186 – Vital Brasil via Castelânea, ambas com dois trajetos interrompidos. A linha 194 – Santa Isabel registrou três falhas mecânicas que impactaram as viagens.
Na Cidade das Hortênsias, das 27.909 viagens programadas, 100 não foram realizadas, sendo 35 por falha mecânica. As linhas mais impactadas foram a 309 – Humberto Rovigatti e a 340 – Terminal Itamarati, com quatro interrupções cada. A linha 529 – Débora Sucupira teve três viagens canceladas.
A Turp, por sua vez, apresentou um índice significativamente maior de falhas mecânicas. A linha 636 – Alto Comunidade do Alemão registrou 21,5 viagens interrompidas. A 700 – Terminal Itaipava teve 15,5, e a 633 – Comunidade do Neylor contabilizou 11,5.
Em janeiro, o prefeito Hingo Hammes (PP) sancionou a lei que determinou a publicação do RMO. A vereadora Júlia Casamasso (PSOL), autora do projeto, destacou que a medida contribui para a transparência no transporte público e confirma o que os usuários já denunciavam.
“Reflete aquilo que o povo já vinha denunciando há muito tempo: o serviço prestado pela empresa Turp está muito aquém do que a população de Petrópolis merece. No total, foram mais de 1.800 viagens não realizadas no mês de janeiro — uma média de mais de 60 por dia, cerca de 5% das programadas — prejudicando quem depende do transporte”, apontou.
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As empresas também foram autuadas 112 vezes por não manterem os veículos em condições adequadas de funcionamento. O relatório, no entanto, não especifica quais viações foram multadas. Na gestão anterior, a CPTrans informava que apenas aplicava multas, mas não conseguia retirar os veículos irregulares de circulação.
“Outra questão preocupante são as mais de 100 infrações por veículos em mau estado de funcionamento. O executivo não pode permitir que as pessoas circulem em ônibus sem condições adequadas. Seguiremos cobrando uma atuação mais firme da CPTrans, não apenas notificando, mas, se necessário, tirando os veículos ruins de circulação. Além disso, vamos seguir firme na fiscalização para garantir que as viagens sejam cumpridas e evitar o retorno ao caos enfrentado em 2024”, afirmou a vereadora.
Duas multas também foram aplicadas por não aproximação dos veículos à guia da calçada ou baia para embarque e desembarque. Outras 32 infrações foram registradas por ausência de elementos externos obrigatórios nos ônibus.
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A reportagem questionou a CPTrans quais medidas serão adotadas para garantir que os ônibus reprovados sejam retirados de circulação e também as medidas tomadas em relação à Turp. A companhia informou que a Turp seguirá sendo monitorada nos próximos meses, para identificar se haverá melhora nos números apresentados. A companhia ressaltou que, recentemente, a empresa assumiu novas linhas e trajetos operados por outras viações.
Quanto as infrações cometidas pelas empresas, a CPTrans informou que é dado um prazo para regularização dos veículos.
Já o Setranspetro, que representa as empresas de ônibus, disse que apoia integralmente a iniciativa de “evidenciar a transparência e eficiência das empresas de ônibus em Petrópolis, mostrando que as operadoras são devidamente regulares” (leia na íntegra ao final da matéria).
O sindicato também destacou os investimentos na compra de ônibus novos desde 2021 pela Turp, que ultrapassa a cifra de R$ 46 milhões, segundo a nota. Disse que fatores como topografia e problemas viários contribuem para o aumento de falhas.
Mesmo sem cumprir a lei que determina a afixação do tempo de uso na traseira dos coletivos, que começou a ser exigida a partir de 2024, segundo a regulamentação, o Setranspetro afirmou que o sistema de transporte tem o total compromisso com a transparência e com o cumprimento das leis, regulamentações e normas.
Leia a nota do Setranspetro na íntegra:
“O Setranspetro apoia integralmente a iniciativa de evidenciar a transparência e a eficiência das empresas de ônibus em Petrópolis, mostrando que as operadoras são devidamente regulares, passam por fiscalizações e vistorias, e possuem alto índice de cumprimento das viagens na operação.
Segundo o Relatório Mensal de Operação, divulgado pela CPTrans, no mês de janeiro de 2025, a Cidade Real, responsável por operar uma média de 744.085 quilômetros por mês, cumpriu 99,6% das 43.557 viagens programadas; a Cidade das Hortênsias, que possui uma média de 310.794 quilômetros mensais, cumpriu 99,6% das 27.909 viagens programadas; e a Turp Transporte, que opera quase um milhão de quilômetros por mês (953.961) cumpriu 95,1% das 37.604 viagens programadas.
Ao todo, no mês de janeiro, o sistema de transporte por ônibus cumpriu 98,1% das 109.070 viagens programadas. Já os descumprimentos são equivalentes a 1,9% – sendo a maioria, 1.905 viagens -, por motivos relacionados à trânsito, interrupções viárias por obras, chuva, alagamento, quedas de árvore, fiação, acidentes, além dos constantes estacionamentos irregulares. Dessa forma, das mais de 109 mil viagens, apenas 197 foram por motivo de falha mecânica, equivalente a menos de 0,2%.
Apenas no mês de janeiro deste ano, a Cidade Real enviou 100 ofícios ao órgão público gestor, apontando estacionamentos irregulares e problemas viários.
Os resultados registrados reforçam o empenho das equipes de manutenção, que atuam 24 horas por dia, com protocolos e rotinas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva, além da atuação das equipes de operação, administração e gestão. Dessa forma, as empresas conseguem mostrar que, mesmo diante de uma situação de urgência, todas se adequaram para atingir altos padrões de operação.
O Setranspetro ainda destaca que a Turp Transporte possui linhas extensas, como a 700 – Terminal Itaipava, que percorre por 19,9 quilômetros em uma única partida, totalizando 39,8 quilômetros, se considerada uma viagem completa, de ida e volta. Com isso, a possibilidade de atrasos e até perdas de viagens na operação são inevitáveis, devido aos inúmeros engarrafamentos nas áreas de atendimento, como nas regiões do Retiro, Corrêas e Bonsucesso, fato este constatado diariamente por qualquer morador de Petrópolis.
Outros fatores, como a topografia da região de atendimento e problemas viários também contribuem para o aumento de falhas nos veículos, mesmo diante de uma das mais novas frotas que operam na cidade, com idade média de vida útil de apenas cinco anos e meio, resultado de constantes investimentos em renovação e aquisição de ônibus zero quilômetro. Somente entre 2021 e 2024, a Turp Transporte investiu R$ 46.721.150,57 na compra de ônibus novos.
Por fim, o Setranspetro afirma que o sistema de transporte tem o total compromisso com a transparência e com o cumprimento das leis, regulamentações e normas.”
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