Turistas reclamam do estado do Parque Natural
Inaugurado em abril de 2012, o Parque Natural conta com 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica. Criado para ser mais um ponto turístico, o local recebe, diariamente, dezenas de turistas. Apesar de ficarem encantados com a beleza do lugar, os visitantes estão reclamando da falta de placas de sinalização ao longo do parque.
Subindo a rua de acesso às trilhas é possível encontrar dois totens sem as placas de sinalização. Na parte central do parque, uma placa informativa foi pichada.
“Falta sinalização e divulgação da área. Hoje entrei no parque porque sou curioso. Já tinha visitado a cidade antes e não fazia ideia desse espaço tão bacana. Não tem indicação de visitação gratuita na entrada do parque. Os funcionários são atenciosos mas, senti falta de um guia ou monitor que pudesse dar informações sobre as trilhas. Não vou fazer nenhuma porque não sei nada sobre extensão ou dificuldade no caminho”, disse William Nunes, engenheiro que veio visitar Petrópolis.
Ainda segundo William, o espaço poderia ser melhor utilizado. “Quem visita a cidade espera ver lugares lindos e conservados porque Petrópolis é conhecida dessa forma, mas, acho que um parque tão bacana poderia ser melhor utilizado para abrigar os turistas. Não tem nenhuma loja de conveniência, um banheiro na parte central do parque. Essas coisas fazem falta para quem está vistando o local pela primeira vez”, contou.
Ana Verônica Aragão, pedagoga, também de Santos, disse que sentiu falta de lixeiras no local. “São poucas e estão escondidas. A sensação que temos, quando olhamos ao redor, é de que o espeço não recebe muitos visitantes, apesar de ser lindo. Aliás, em Petrópolis, vi canteiros lindos com muito lixo espalhado por cima das flores. Isso me impressiona. As placas deveriam estar ao alcance de todos e bem espalhadas pelo local. Acho, inclusive, que um roteiro explicativo deveria ser disponibilizado para os visitantes”, contou.
Petropolitano, Fábio Faria visita o lugar regularmente. “É triste ver um local tão bonito desse jeito. Fico com pena dos funcionários que trabalham aqui. Não tem nem uma portaria decente para abriga-los. Além disso, quem não conhece não entra nas trilhas porque não sabem como funciona, como está a passagem, nada disso. O esqueleto da casa que tinha aqui está em ruínas e pedaços caem a todo o momento. O local está cercado com uma faixa, como se isso fosse o suficiente para garantir segurança”, contou.
O Parque Natural Municipal de Petrópolis fica na Avenida Ipiranga, nº 853. O local disponibiliza duas trilhas para caminhada de dificuldades baixa e moderada, com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e volta. O Parque Natural funciona diariamente, de 7h às 17h.