Turismo na capital paulista cresce 11,2% em junho, mostra FecomercioSP
O turismo na cidade de São Paulo avançou pelo segundo mês consecutivo e cresceu 11,2% em junho ante maio, segundo dados do Índice Mensal de Atividade do Turismo de São Paulo, o Imat-SP, do Conselho de Turismo (CT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O índice chegou a 53,6 pontos, maior patamar desde fevereiro, mas ainda abaixo dos 58,6 de janeiro.
O avanço foi de 74,2% em relação a junho de 2020. O número expressivo, porém, se deve a uma base de comparação fraca, já que a capital paulista vivia momento crítico naquela ocasião, com uma onda de restrições pela pandemia de covid-19.
De acordo com a FecomercioSP, a tendência de recuperação do turismo na cidade parece consolidada e está ligada a menores chances de fechamento no futuro, devido ao avanço da vacinação.
“Mesmo que as atividades do turismo de negócios estejam muito reduzidas, houve interesse nos segmentos de lazer, compras e visitas a amigos e parentes, o que tende a se reforçar nos próximos três meses”, afirma em nota Mariana Aldrigui, presidente do CT da FecomercioSP.
Das variáveis do índice, o faturamento das empresas liderou o movimento positivo de junho ao crescer 32,1%. A hotelaria, por sua vez, registrou ampliação de 23,2% na taxa de ocupação, e a taxa média em São Paulo ficou em cerca de 40%, acima dos 32% observados em maio.
A movimentação de passageiros em aeroportos também teve crescimento significativo na margem, de 15,4%, ao passo que as rodoviárias apresentaram alta de 1,6%. Praticamente estável, o emprego teve 0,3% de elevação.