• Túnel extravasor pode ser construído na Rua 13 de Maio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/03/2023 03:18

    Contratada pelo Inea, o Instituto do Meio Ambiente, de âmbito estadual e a quem cabe a gerência dos recursos hídricos, a empresa Cohidro fez um estudo sobre a construção de um túnel extravasor na Rua 13 de Maio como forma de acabar com as inundações no Centro Histórico. O assunto foi debatido no Conselho Municipal do Meio Ambiente, mas o Comitê do Rio Piabanha é contra a obra porque até agora a empresa ou o Inea não disponibilizaram o estudo completo e apresentaram, em uma reunião com o Ministério Público, vazões apenas estimadas do fluxo do rio e o cenário com o extravasor.

    Solução passa por manutenção

    O Comitê pensa em contratar uma consultoria alternativa para outras soluções para acabar com as cheias no Centro Histórico. Uma das defesas seriam ‘mecanismos’, possivelmente piscinões, ao longo das ruas General Rondon, Coronel Veiga e Washington Luiz. Qualquer que seja a solução viável é para colocar na agenda sua manutenção, vide o exemplo do resultado de 50 anos sem conservação do extravasor do Quissamã…

    Não vai ter choro, nem vela

    Lembra que a gente falou aqui esta semana que o Solidariedade, partido de Bernardo Rossi e o PSB, de Rubens Bomtempo, mais o PDT, vão se reunir numa federação partidária, que é a união das legendas como se fosse uma única agremiação partidária?  E assim os arqui-inimigos vão ter que compartilhar a mesma legenda? Pessoal de ambos os lados entrou em pânico para desmentir dizendo que “a federação só vale a nível nacional” . Pessoal tá confundindo com coligação eleitoral. Na Federação ‘vira’ o mesmo partido e em todas as esferas. Vale dar uma olhadinha no site do TSE.  

    Entre os agraciadas com a medalha Museu Imperial 80 anos nesta quinta-feira, a empresária e empreendedora Myrian Dauelsberg, presidente do Instituto Dell’Arte, que promoveu no Palácio Quitandinha o concerto comemorativo aos 180 anos de Petrópolis com a apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino. Depois da premiação, Myrian reuniu em petit comité em sua residência, no Morin, amigos e entusiastas das artes.

    Extinção de cargos não é cumprida

    Lembra daquela ação judicial que resultou em decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro considerando inconstitucionais 42 cargos comissionados na Prefeitura? São cargos em setores jurídicos de setores como Educação, Assistência Social e Saúde onde, segundo a ação, devem ser nomeados apenas concursados. Eis que o TJ mandou cumprir o acórdão, em decisão publicada no dia 03 de março. E até agora, nada. Isso considerando este último despacho, porque o acórdão é de junho. Quem entende de leis diz que o descumprimento da decisão pode acarretar em consequências sérias.

    ‘Meio ao meio há meio’

    A 1ª Jornada da Virada Climática, promovida pelo Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (Unifase) está terminando. O evento será encerrado segunda-feira e conta com rica programação, que pode ser acessada em www.unifase-rj.edu.br. Já o ensaio expositivo que faz parte da Jornada, “Meio ao meio há meio”, foi prorrogado até o dia 25, com uma série de atividades em seu encerramento. A programação completa pode ser conferida no site da Unifase.

    Música e arquitetura

    O Festival Interativo de Música e Arquitetura celebra hoje os 180 anos de Petrópolis e os 80 anos do Museu Imperial, com a apresentação do Duo Santoro no Palácio Imperial. Formado pelos irmãos violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro, o duo se apresentará acompanhado dos comentários do diretor do Museu Imperial, o historiador petropolitano Maurício Vicente Ferreira. Marcado para às 17h, com entrada franca.

    Centro de Quimioterapia

    A prefeitura vai instalar um Centro de Quimioterapia no Hospital Alcides Carneiro.  Para isso, abriu licitação para contratação de empresa para reforma de um dos anexos do HAC e adaptação para este centro. A obra, de grande porte, vai consumir R$ 1 milhão e é um grande passo para o atendimento dos pacientes de câncer na cidade. A estimativa é de que ele esteja funcionando até o final do ano.

    Cristo e Trono de Fátima

    Bisneta de Heitor da Silva Costa, criador e construtor do Cristo Redentor, Izabel Noronha, estará na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, hoje, às 19h,  para o lançamento da obra “O Cristo do Rio: A reconstrução de uma história”. É bom lembrar que Heitor da Silva Costa tem uma ‘obra’ de igual quilate em Petrópolis: o Trono de Fátima, concebido por ele e que assim como o Cristo, no Rio, aqui está num local de vista privilegiada da cidade, ponto turístico e de reunião de fiéis.

    Izabel Noronha lança o livro de seu bisavô, que projetou o Cristo Redentor, hoje, na Casa Petrópolis.

    De graça

    Além de cobrar a gasolina mais cara do Estado, os postos de combustíveis de Petrópolis – boa parte deles – espertamente passaram a taxar a calibragem de pneus. Mas a prática vai acabar, Tramita na Alerj, com grande chance de virar lei, projeto que acaba com a cobrança no estado.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas